Impossível esquecer do VW Gol GTI 16V e sua bolha no capô. Ah, além disso, estamos falando de um carro esportivo nacional capaz de atingir 200 km/h e acelerar de 0-100 km/h em menos de 10s. Não parece muita coisa? Ora, estamos falando de 1994! Desde o lançamento dos primeiros modelos VW Gol GTI, o carro se tornou objeto de desejo dos jovens brasileiros e estava sempre entre os mais velozes do país (que eu me lembre ele perdeu pro Corsa GSi, não foi?).
O carro tinha tudo que um fã de carro queria naquela época: performance, bancos esportivos (todos queriam bancos Recaro), mostradores do painel com fundo branco e um visual agressivo (não sei porquê, mas o pessoal pirava nos famosos “kit aero”). A antiga fama dos motores AP da Volkswagen deu lugar a um motor construído a partir de um bloco de Golf e um cabeçote de Audi – a configuração final do motor chegou a 145 cv a 6250 RPM (pense que o carro pesava pouco mais de 1.100 kg).
Com embreagem hidráulica (os outros modelos tinham um pedal duro demais) e transmissão do A4, esse foguetinho nacional ainda mexe com muita gente. Há pouco tempo colocamos um vídeo de um VW Gol GTI desses com motor preparado acelerando ao lado de um Chevrolet Camaro. Ah, se você nunca entendeu a razão do capô ter aquela bolha, é simples: o motor meio alemão, meio brasileiro, ficou mais alto e isso exigiu a famosa bolha. Curta este esportivo nacional:
PS: Lembre-se de se inscrever no canal do AutoVideos no Youtube, e também siga-nos no Instagram (@autovideos_oficial) para ficar por dentro das novidades.
E para relembrar a época, assista também ao comercial do VW Gol GTI 16V. Nostalgia pura, olha só:
Deixe seu comentário: