Pular para o conteúdo

ClearMotion: a evolução da mágica suspensão ativa Bose

Você se lembra da Suspensão Ativa da Bose? Em nosso post dissemos se tratar de uma “suspensão ativa e inteligente capaz de absorver a imensa maioria dos impactos, trazendo a sensação de que o carro está flutuando, além de conter a rolagem da carroceria.” Um projeto incrível que acabou sendo engavetado mas promete ser relançado em breve.

Pois bem, a startup ClearMotion, com sede em Massachusetts, comprou a revolucionária tecnologia de suspensão proativa da Bose, e levantou US$ 100 milhões para comercializá-la. Porém, com a pretensão de usar esse equipamento em carros autônomos, tornando-os mais eficientes e confortáveis.

Suspensão ativa ClearMotion

A Bose lançou sua suspensão em 2004, após cerca de 24 anos de desenvolvimento. O lançamento surpreendeu muito, mas empresa não conseguiu viabilizar a produção da suspensão em grande escala. Supostamente os atuadores da suspensão pesados e volumosos somados ao alto preço fizeram o projeto ser engavetado.

Depois de levantar US$ 100 milhões, a ClearMotion está desenvolvendo, em parceria com a Bridgestone e a Qualcomm, a tecnologia criada pela Bose em um sistema que não deve ser muito maior do que um conjunto padrão de amortecedores.

E enquanto Bose considerava a tecnologia mais apropriada para sofisticados carros de luxo, a ClearMotion pretende aplicar o projeto em carros autônomos, seguindo a ideia de que nos confortáveis veículos autônomos as pessoas utilizarão o tempo de deslocamento para realizar outras atividades como utilizar um notebook. O sistema evitará os solavancos.

Embora ainda tenhamos ansidedade pela instalação da suspensão ativa em veículos comuns, para testá-la como motoristas, seria um sonho para todos nós  a aplicação nos veículos que rodam pelas esburacadas ruas do Brasil. Enquanto caminhamos para o futuro de verdadeiros sofás autônomos, que ao menos sejam confortáveis com a suspensão ClearMotion.

Assista ao vídeo a seguir em que a suspensão ClearMotion é mostrada em detalhes. Para saber mais sobre o projeto inicial da Bose clique aqui.

PS: Lembre-se de se inscrever no canal do AutoVideos no Youtube, e também siga-nos no Instagram (@autovideos_oficial) para ficar por dentro das novidades.

Deixe seu comentário: