Incrivelmente mágica, essa era a Suspensão Ativa da Bose (veja carro SALTANDO obstáculos e descubra por que não foi lançada)

No Brasil, todos nós sabemos como as suspensões dos carros são muito exigidas, considerando as péssimas condições das nossas ruas e estradas. Além de tudo, há buracos, crateras e uma série de outros desafios que precisam ser constantemente superados. Agora imagine uma suspensão ativa e inteligente capaz de absorver a imensa maioria dos impactos, trazendo a sensação de que o carro está flutuando, além de conter a rolagem da carroceria. Mais do que isso, imagine uma suspensão (quase mágica) capaz de fazer o carro literalmente saltar um obstáculo.

Sem dúvida, isso seria um sonho. No entanto, poucos sabem que um impressionante projeto nesse sentido já foi desenvolvido há muitos anos. Trata-se de misteriosa suspensão ativa e eletromagnética da Bose (conhecida pelos seus sistemas de áudio).

Voltando no tempo, esse era um antigo sonho do fundador da empresa, Amar Bose (falecido em 2013), que começou a investir no projeto nos anos 80. Aliás, o atual CEO da companhia, Bob Maresca, foi contratado para trabalhar nessa ideia em 1986.

O desenvolvimento de um sistema tão sofisticado levou muito tempo e somente em 2004 foram apresentados vídeos que deixaram o mundo automotivo de queixo caído. A Bose equipou dois Lexus LS400 (sim, aquele carro que era “destruído” no célebre jogo Street Fighter) com a sua suspensão ativa e realizou demonstrações absolutamente impressionantes. Para superar a sua curiosidade, antes de prosseguir com o texto, vamos a um vídeo-resumo, publicado na nossa página no Facebook, que ilustra do que estamos falando:

Absolutamente incrível, você não acha? Agora a pergunta que não quer calar: “Mas por que ela não foi produzida e lançada nos carros?”

A resposta é complexa, e somente foi obtida esse ano quando o pessoal da CNET foi até a sede da Bose para buscar esclarecimentos. Os motivos são referentes ao custo elevado e não competitivo, além do significativo aumento do peso do carro. Adicionalmente, havia dúvidas quanto à durabilidade e confiabilidade do sistema ao longo do tempo.

O vídeo completo gravado pela CNET é este abaixo:

Este outro vídeo abaixo é excelente para resumir o funcionamento diferenciado da suspensão ativa da Bose, fazendo um comparativo com carros equipados com as suspensões convencionais:

Lamentavelmente, no momento, esse projeto foi completamente engavetado. Porém, a empresa conseguiu aproveitar alguns dos seus conceitos para desenvolver um sistema para equipar os bancos dos motoristas de caminhões, permitindo mais conforto na condução dos veículos pesados. O vídeo a seguir demonstra isso:

Realmente tudo que envolve o projeto da impressionante suspensão da Bose é envolto em muitos mistérios. Se você gosta de detalhes técnicos e quer entender melhor o funcionamento dessa suspensão eletromagnética, sugerimos a leitura da excelente matéria do pessoal do Flatout a respeito do tema, que pode ser acessada neste link. Vale lembrar, por fim, que fabricantes como Jaguar, Mercedes-Benz, Honda e Ferrari se interessaram pelo projeto, mas, quando viram os números e as necessidade de novos desenhos em seus carros, acabaram se afastando.

Caso você queira saber mais sobre os diferentes tipos de suspensão, recomendamos uma matéria com um vídeo especial sobre suspensões que já publicamos aqui no AutoVídeos.

Deixe seu comentário: