Motor a diesel disparado: por quê isso acontece e como lidar com essa situação do jeito certo

Passar por um caso de motor a diesel disparado é, sem duvida, um dos maiores pesadelos dos proprietários de veículos movidos a diesel. Nomeado de maneira bastante autoexplicativa, o perigoso acontecimento ocorre quando um motor a diesel acelera descontroladamente e não para.

O motor a diesel disparado pode gerar danos ao motor do veículo, ferimentos à pessoas ou coisas ainda piores. Ainda que nos veículos modernos o caso seja mais raro, devido aos dispositivos eletrônicos de segurança para fechamento da admissão, sempre é possível que um motor a diesel dispare. Devido a isso salientamos a importância de manter a manutenção dos componentes em dia.

Motor a diesel disparado: Por quê isso acontece?

Diferente dos motores movidos a gasolina, os motores a diesel não possuem o controle de injeção ar-combustível que é feito pela válvula borboleta. Nos motores diesel, a velocidade do motor é controlada pela quantidade de combustível injetada nos cilindros pela bomba injetora – esta que, quando acionada pelo pedal do acelerador, regula o volume de combustível a ser enviado para o motor.

Como os motores a diesel também não possuem vela de ignição, a queima do combustível é feita por compressão devido à elevação de temperatura. Quando ocorre a injeção de combustível sem controle de pressão e volume, o motor pode acelerar até disparar. Assim surge o terrível motor a diesel disparado!

Além dessa possibilidade, o disparo de um motor diesel também pode ocorrer por:

  • Problema na bomba injetora que envia muito combustível para o motor;
  • Vazamento de compressão causado pela folga entre os pistões e as paredes do cilindro, que podem mandar gases de compressão para o cárter, o que faz com que a névoa de óleo seja levada para a admissão podendo gerar o disparo do motor;
  • Excesso de óleo lubrificante no cárter, capaz de gerar vapor e colocar o motor em risco.

Como interromper o funcionamento de um motor a diesel disparado?

Quando nos deparamos com um vídeo ou até mesmo pessoalmente com um caso de motor a diesel disparado, logo pensamos em desligar o veículo, certo? Como os motores a diesel utilizam ignição por compressão e possuem fluxo de ar irrestrito, desligar o veículo não é a solução do problema.

Nesse caso, a única opção viável é obstruir a entrada de ar no motor. Sem ar, o motor não gera a queima de combustível e o motor acaba desligando. Você pode abafar o motor das seguintes maneiras:

  • Utilizando um extintor de CO2 na admissão de ar do motor;
  • Cobrindo o motor fisicamente (o que pode ser mais difícil dependendo do acesso ou dutos de admissão de ar);
  • Engatar a marcha mais alta do veículo e soltar a embreagem lentamente para pegar no volante do motor (somente em veículos com câmbio manual).

Uma outra opção seria esperar o diesel acabar, porém devido às altas temperaturas é bastante provável que o motor sofra danos maiores.

Agora que você já sabe quais são as possível causas de um motor a diesel disparado e como resolver o problema, assista aos vídeos que separamos mostrando motores diesel nesta situação.

ATENÇÃO: os danos que podem ser gerados por um motor diesel disparado são imensuráveis. Não tente parar um motor caso não possua preparo para efetuar o procedimento com segurança. Não valorize o veículo sobre sua segurança ou a de outras pessoas. Nunca!

PS: Lembre-se de se inscrever no canal do AutoVideos no Youtube, e também siga-nos no Instagram (@autovideos_oficial) para ficar por dentro das novidades.

Quando seu carro diesel comete suicídio.

Quando seu carro diesel comete suicídio.~guzz

Publicado por Jeremy Clarkson da depressão em Segunda, 26 de março de 2018

Deixe seu comentário: