Com 26 anos de produção no Brasil, a Volksbus abriu as portas da fábrica, em evento especial, para o AutoVídeos e o Liam Mattera foi conferir a linha de modelos e todo o sistema de fabricação da montadora. E ainda pudemos conhecer e dirigir o mais novo lançamento da Volkswagen Caminhões e Ônibus.
Antes de tudo, vamos falar do novo Volksbus 22.280 ODS, que faz sua primeira demonstração como integrante do portfólio de chassis da marca. O superônibus pode levar 22 toneladas, o que representa cerca de 115 passageiros, e seu encarroçamento pode alcançar 15 metros.
A previsão é de que esse novo ônibus urbano da Volkswagen chegue ao mercado em 2020. O modelo testado estava com carroceria Caio Apache VIP IV.
O chassi atende sob medida às operações de alta demanda: ele combina o aumento de cerca de 30% na capacidade de transporte em relação aos ônibus urbanos tradicionais e ainda reduz o custo operacional versus outros veículos maiores, como é o caso dos articulados, por exemplo.
O Volksbus 22.280 ODS foi projetado para oferecer com foco em custo-benefício, considerando que reduz o consumo de combustível em relação com outros ônibus urbanos de alta demanda, também buscando ampliar o conforto e a segurança de passageiros e clientes.
A novidade da Volkswagen Caminhões e Ônibus traz suspensão pneumática, item fundamental para o bem-estar a bordo, principalmente em terrenos de pavimentação acidentada, além da motorização MAN D08 de 277 cavalos e transmissão ZF seis marchas.
A receita de sucesso do novo Volksbus 22.280 ODS é o posicionamento do terceiro eixo na dianteira, o que permite que o chassi alcance a capacidade de carga de 22 toneladas e, ao mesmo tempo, possibilite as mais diversas configurações, de acordo com a necessidade da operação.
A família Volksbus é projetada para combinar conforto a bordo e custo-benefício em operações de variadas demandas e sazonalidades, reunindo desde micros até veículos de maior capacidade. E você, o que achou do novo Volksbus 22.280 ODS?
Outro ponto de destaque foi conhecermos e mostrarmos a linha de produção dos chassi VW Ônibus, que é baseada no Consórcio Modular. Dessa forma, há atuação de empresas parceiras como a Maxio, Meritor, Remon Powertrain, Kroschu, Aethra e Carese.
Também tivemos a participação especial do VW 16.180 CO, chassi pioneiro da Volkswagen Ônibus, com carroceria Caio Vitória.
Outro modelo testado pelo Liam Mattera foi o Chassi 17.230 ODS. O chassi suporta severas operações de transporte urbano e de fretamento ou pequenas distâncias rodoviárias, com robustez e a confiabilidade já conhecidas. A motorização é MAN de 226 cv e 87 kgfm de torque e estivemos a bordo de um Comil Versatile Gold.
Além disso modelo testando foi o já consagrado no mercado de micro-ônibus, Volksbus 9.160 OD Urban. Este modelo oferece robustez, durabilidade e flexibilidade. Perfeito para aplicações de alta demanda em trechos urbanos ou rodoviários. Recebe carrocerias de até 8,5m de comprimento, com chassis e suspensões reforçadas e freios robustos. No caso, tratava-se de um ônibus urbano com carroceria Mascarello e Gran Micro S3.
E você, o que achou do vídeo desse evento incrível da VolksBus? Você é frotista, busólogo ou quer saber mais sobre o mundo dos ônibus e da busologia? Deixe nos comentários a sua opinião e entre na conversa.
PS: Lembre-se de se inscrever no canal do AutoVideos no Youtube, e também siga-nos no Instagram (@autovideos_oficial) para ficar por dentro das novidades.
Deixe seu comentário: