É impossível falar da Stock Car Brasil sem lembrar dos lendários Opalas, que foram por muitos anos os carros oficiais da categoria. Aqui no AutoVídeos, você já acompanhou imagens mostrando a evolução do Opala na Stock Car desde 1979. Ao longo do tempo, o clássico carro da GM acabou sendo substituído por outros modelos, como o Omega. Atualmente, os bólidos contam com chassi tubular e apenas as carrocerias “bolhas” remetem aos carros de rua, ao contrário do que ocorria no passado.
Justamente para relembrar os velhos tempos, explorando as emoções que os Opalas traziam nas disputas, surgiu a ideia da criação de uma “nova” categoria nostálgica. Para tanto, alguns dos organizadores (com destaque para o tetracampeão Paulo Gomes), decidiram concretizar essa ideia e a Old Stock realizou a sua primeira etapa em Interlagos.
Os Opalas que voltam às pistas seguem o padrão visual de 1979, mas foram feitas modificações técnicas e de segurança. O motor é o 4.100, seis cilindros, e possui 300 hp. Agora o carro conta com freios a disco nas quatro rodas, desenvolvidos especialmente para as corridas. O câmbio é o mesmo da caminhonete Chevrolet S-10, com diferencial autoblocante Eaton. Os pneus usados são radiais. A carroceria possui fibra de vidro nas portas, capô e traseira.
Na primeira corrida, disputada em rodada dupla, as vitórias ficaram com Edson Souza e Pedro Marques (na etapa inaugural) e Marcos Philippi levantou o caneco na segunda. Nas duas provas, o Opala 72, do Fábio Fogaça e Djalma Fogaça (o “Monstro”), ficaram na segunda colocação. Confira agora imagens do evento e das câmeras onboard, gravadas exatamente do carro 72. Repare no ronco, na habilidade de pilotagem exigida pelo carro e nas disputas emocionantes. Sem dúvida, essa categoria promete muito!
PS: Veja no vídeo o “discurso” do Djalma Fogaça na hora que saiu do Opala. É imperdível!
Deixe seu comentário: