Mazda RX Vision: protótipo antecipa a volta do RX-7 (e com motor rotativo)

Impossível não lembrar dos famosos Mazda RX-7 presentes em tantos filmes da franquia Velozes e Furiosos e nos jogos de corrida, especialmente a franquia Need for Speed. O motor rotativo Wankel é um show a parte, com seu som inconfundível em altíssimas rotações. O visual sempre foi bastante moderno para a época e, acredite, são 10 anos sem um novo modelo com estas características.

O Salão de Tóquio 2015 deu pistas de que esta história vai mudar. A Mazda apresentou ao público seu mais recente protótipo, o RX Vision, um cupê de dois lugares com linhas fluídas e harmoniosas e que prima pela esportividade (as rodas enormes e as pinças Brembo denunciam o interesse da marca). Dentro, nada de frescuras: bancos tipo concha, mostradores analógicos, console central simples e excelente posição de dirigir.

A polêmica em torno da Mazda e seus esportivos sempre recai na utilização do motor rotativo, ou Wankel. No lançamento do Mazda RX Vision, a fabricante deixou claro que nunca deixou de aperfeiçoar e investir em pesquisa e desenvolvimento destes motores, anunciando a nova família que provavelmente equipará o futuro RX-7: SkyActiv-R. A Mazda prometeu mostrar essa nova gama de motores em breve, garantindo potência, desempenho, mas com consumo de combustível compatível com a realidade atual de carros deste tipo (o consumo sempre foi um “problema” do motor Wankel).

Curta essa bela máquina e torça para que ela se transforme mesmo no novo Mazda RX-7, que pode se chamar RX-9:

Atenção para o UPDATE: Finalmente a informação que todos esperavam pode ser confirmar. De acordo com a revista japonesa Holiday Auto magazine (apenas clique se o seu entendimento de japonês estiver em dia), tudo indica que a Mazda teria dado o sinal verde para o desenvolvimento do novo RX-9 como carro de produção. A princípio, cogita-se que ele poderá chegar ao mercado em 2020. Além disso, para nosso delírio, ele deverá mesmo contar com o célebre motor rotativo e terá mais de 400cv, com dois rotores de 800cc totalizando 1.6 litro, transformando-se numa máquina com características incríveis. Ainda segundo a revista, o design deverá ter mudanças significativas no design quando comparado com o RX Vision apresentado nos vídeos, mas será inspirado nele. Aliás, também será para dois ocupantes, como o RX-7.

Agora vamos aguardar novas informações e detalhe e, como sempre, você ficará por dentro das novidades aqui no AutoVídeos.

Deixe seu comentário: