Especial 60 Anos da Indústria Automotiva Brasileira: homenagem a alguns ícones de nossa história

O Brasil hoje tem muitas fábricas de carros, de diversas montadoras, mas história da indústria automotiva brasileira começou mesmo há 60 anos. A ideia aqui não é discutir desde quando temos carros rodando no Brasil, mas pontuar um marco importante que é o surgimento de uma fábrica capaz de produzir um modelo todo no Brasil – até então, as peças ou carros eram importados e havia apenas alguma configuração local.

Você já ouviu falar da Romi-Isetta? Em 1955, a empresa italiana Iso concedeu os direitos de produção do Isetta para a empresa brasileira Indústrias Romi S.A., fabricante de máquinas industriais e agrícolas fundada em 1930 pelo comendador Américo Emílio Romi e seu enteado Carlos Chiti, com sede em Santa Bárbara d’Oeste (São Paulo). Surgia o carro símbolo da indústria automotiva brasileira para a época, o Romi-Isetta.

Mais adiante, outros empreendedores decidiram aventurar-se e lançaram suas fábricas e carros brasileiros, como é o caso da Gurgel (que já tem um especial aqui no AutoVídeos). E o Puma, hein? Como não lembrar deste ícone esportivo genuinamente nacional surgido no fim da década de 60 e que marcou toda uma geração (ou mais)? É bom dizer que ele surgiu nas pistas, você sabia disso? O canal Acelerados preparou um especial sobre tudo isso, confira:

Deixe seu comentário: