Você e seu carro: saiba o que NÃO fazer ao usar o câmbio automático

Você e seu carro: saiba o que NÃO fazer ao usar o câmbio automático

Os carros com câmbio automático são cada dia mais populares nas ruas brasileiras. Devido ao grande volume de carros presentes nas cidades e ao tempo gasto no trânsito, carros sem o pedal da embreagem passaram a ser vistos como uma excelente e confortável alternativa.

No Brasil, 40% dos carros zero quilômetro vendidos já possuem câmbio automático. Na verdade, essa estatística diz respeito aos carros que não possuem o pedal de embreagem, já que existem basicamente três modelos “automáticos” disponíveis: o automático, o automatizado e o CVT (continuamente variável).

Geralmente, os carros populares optam pelos câmbios automatizados, que custam até metade do preço de um câmbio automático convencional. Os automatizados possuem embreagem, porém a troca de marchas é realizada por atuadores hidráulicos. Este sistema tem diversos nomes comerciais, que variam de acordo com a montadora: Dualogic, Easytronic e I-Motion são alguns exemplos.

Câmbio DSG e Powershift te lembram alguma coisa? Conhecidos pelas trocas rápidas de marchas, os câmbios de dupla embreagem possuem sistema de trocas eficientes, porém a realidade das péssimas estradas e ruas brasileiras trouxeram problemas de confiabilidade a estas soluções, e devagar elas estão “saindo de cena” em nosso país.

Pense em um carro japonês. É provável que ele seja equipado com o câmbio CVT, sinônimo de confiabilidade e eficiência, mesmas características que atribuímos aos carros da terra do sol nascente. Engraçado, não? Como já explicamos aqui, o CVT possui duas polias interligadas por uma corrente metálica (ou correia) que realiza trocas de acordo com a velocidade.

Já o câmbio automático convencional possui engrenagens planetárias e utilizam conversor de torque. A comodidade dos câmbios automáticos é imensa, entretanto as diversas caixas de câmbio requerem cuidados e atenção. Um vídeo produzido pelo iCarros, com a participação do Roberto Manzini, conta a maneira correta de utilizar o cambio automático. Assista e comente!

PS: Lembre-se de se inscrever no canal do AutoVideos no Youtube, e também siga-nos no Instagram (@autovideos_oficial) para ficar por dentro das novidades.

Deixe seu comentário: