Afinal, devemos ou não pisar na embreagem para dar partida no carro?

O mundo das polêmicas automotivas parece não ter fim. Gostar de carros envolve paixão, o que geralmente faz com que muitas “verdades absolutas” sejam ditas e defendidas com unhas e dentes. Vejamos: devemos ou não pisar na embreagem para dar partida no carro?

Como você faz no seu dia a dia? Pisa na embreagem? Bobagem? A verdade neste caso é que não há um consenso, muito embora mecânicos e engenheiros em geral defendam o uso da embreagem quando da partida do carro.

Do ponto de vista mecânico, ao pisar na embreagem, alivia-se o peso no volante do motor e economiza-se um pouco (bem pouco) do consumo de bateria, o que em tese facilita o sistema de partida. Portanto, é bom e inteligente usar a embreagem ao dar partida. Se você ainda não faz isso, faça a partir de hoje.

Mas, o que será que as montadoras pensam sobre esta polêmica? Segundo a maioria dos manuais e instruções dos fabricantes, vale a pena adotar o procedimento de pisar na embreagem para dar partida no carro – algumas empresas inclusive fixavam no para-brisas dos carros uma etiqueta dizendo isso (ok, isso acontecia há muito tempo atrás, eu estou ficando velho).

A defesa das montadoras para o “pisar na embreagem” não é nem tanto técnica, mas de segurança, afinal ao fazer isso evitamos um possível tranco, algo que traria consequências mecânicas e muitas vezes materiais (o carro pode “pular” e bater em algo). Fora o susto.

Confira explicações simples, objetivas e muito didáticas dos canais Mecânica Descomplicada e Denis Injetcar, que mostram que pisar na embreagem faz sentido e é bom para você e seu carro.

PS: Lembre-se de também se inscrever no canal do AutoVídeos no Youtube para ficar por dentro das novidades.

Deixe seu comentário: