Hoje em dia temos uma variedade enorme de carros e modelos, de muitas marcas, cada um deles com projetos, propostas e características bem diferentes. Isso significa notar diferenças na motorização, tamanho, configuração de espaço, concepção, segurança e, também, engenharia. Um dos itens que costuma mudar bastante de carro para carro é a suspensão, principalmente na traseira dos veículos.
Aliás, esse tema tem gerado alguma polêmica, uma vez que modelos vendidos por aqui (antes importados) apresentavam suspensão mais refinada, melhor em termos técnicos e no acerto dinâmico (no caso a multilink). Depois de nacionalizados, estes carros tiveram essa opção abandonada e em seu lugar entrou uma versão mais simples e barata (eixo de torção). Mais de uma montadora fez isso (e é algo que certamente continuaremos a ver).
Mas, qual é a diferença entre os principais tipos de suspensão automotiva? Você sabe como e por quê a suspensão multilink é melhor que a que usa eixo de torção? E a dianteira que costuma ser McPherson, como funciona? Tem ainda feixe de molas, suspensão a ar e duplo triângulo. O Marcelo, do canal Auto Perguntas, gravou um vídeo bem didático em que explica e mostra os diferentes sistemas de suspensão usados hoje em dia. Confira:
PS: Lembre-se de se inscrever no canal do AutoVideos no Youtube, e também siga-nos no Instagram (@autovideos_oficial) para ficar por dentro das novidades.
Deixe seu comentário: