Veja o comparativo entre caminhões Volvo: um antigo e outro novo!

Postado por - Antigos, Avaliações, Clássicos, Pesados

Compartilhar

A evolução tecnológica tem sido impressionante na área automotiva nas últimas décadas. Os veículos têm mudado bastante, tornando-se mais refinados e com bastante eletrônica embarcada. No segmento dos caminhões, as inovações também estão sendo extraordinárias, principalmente pensando na forma de condução e no conforto e segurança. Para vermos isso na prática, o canal Pé na Estada preparou um vídeo bem bacana comparando dois modelos da Volvo, um antigo e outro novo.

A ideia desse inusitado comparativo é mostrar as diferenças mais significativas existentes entre um Volvo NH fabricado em 1980 e um modelo atual Volvo FH. Para tanto, a repórter Paula Toco foi até a fábrica da marca sueca para entrevistar o instrutor Vânio Albino, com muitas décadas de experiência na empresa.

Primeiramente, é mostrada a cabine do lendário Volvo NH (caminhão responsável pela chegada da marca ao país). Nota-se claramente uma simplicidade muito grande, existindo apenas o estritamente necessário para o deslocamento do caminhão. Os visores têm informações restritas e são analógicos. O câmbio é manual e os comandos são simples. Existem poucos recursos disponíveis, e a cabine é relativamente pequena e baixa.

Em seguida, a repórter e o instrutor embarcaram no atual e mítico Volvo FH. Antes de tudo, é importante lembrar que a Volvo investiu fortemente no desenvolvimento desse caminhão revolucionário. Como você poderá acompanhar com mais detalhes no vídeo, o Volvo FH impressiona em todos os sentidos. O seu câmbio tem a tecnologia i-Shift. As informações são bem completas e expostas digitalmente no painel. Os bancos são extremamente mais confortáveis e há uma série de dispositivos eletrônicos para facilitar a vida do motorista, incluindo o sofisticado sistema de freios. Adicionalmente, a cabine é ampla e repleta de itens de conforto.

Volvo FH e NH

Além disso, o Volvo FH tem um controle-remoto que permite o acionamento de algumas de suas funções à distância. O caminhão é ainda dotado de bastante conectividade, sendo inclusive possível o seu gerenciamento e diagnóstico à distância, quando é acionada a Central de Apoio.

Enfim, é realmente muito interessante notar o contraste existente entre esses irmãos da estrada com 26 anos de diferença. Aliás, eu acho que o Volvo NH 1980 já pode ser considerado um pai para o que hoje é o Volvo FH, caminhão referência em vários aspectos.

Assista agora ao vídeo porque é muito bacana conhecer tantas diferenças, ficando por dentro das tecnologias incríveis dos caminhões atuais. Como bônus, incluímos um segundo vídeo abaixo que mostra um Volvo FH rodando ao lado de seu avô na Europa, o Volvo F88 1965.

Gostou do vídeo? Compartilhe agora com seus amigos!

CompartilharCompartilhar

Veja também:

Deixe seu comentário:

comentários