Descubra como é feito o severo Teste de Tombamento (e Estabilidade) dos Ônibus Marcopolo

Os veículos pesados como ônibus e caminhões, considerando suas características, necessitam de um significativo processo de desenvolvimento no quesito segurança. Isso é ainda mais importante nos ônibus, levando em conta que se destinam ao transporte de muitas pessoas.

No Brasil, inclusive por não termos mais ônibus monobloco, os parâmetros de segurança ainda estão abaixo dos encontrados em veículos que trafegam em países desenvolvidos. Entretanto, mais recentemente, começaram a surgir novidades bem interessantes, como o ônibus com chassi O-500 da Mercedes-Benz, que você já viu aqui no AutoVídeos.

Mas agora vamos acompanhar algo ainda mais surpreendente. É o momento de vermos como são feitos os testes de tombamento e de estabilidade dos ônibus da Marcopolo.

No primeiro vídeo abaixo, confira o capotamento de um Marcopolo Paradiso 1200, da Geração VII. O ônibus é colocado em uma plataforma móvel e em seguida passa a ser inclinado até tombar.

Além disso, o segundo vídeo apresenta um teste do controle de estabilidade – ESP, em manobras do “teste do alce”. O ônibus envolvido é um DD (dois andares), também G-VII. Finalmente, o terceiro vídeo destaca, como curiosidade histórica, um teste de estabilidade na estrada, com manobras ao estilo “quebra de asa”, com um modelo G-VI.

Assista agora porque as imagens são realmente impressionantes. Descubra como sofrem os ônibus de teste da encarroçadora gaúcha.

PS: Lembre-se de se inscrever no canal do AutoVideos no Youtube, e também siga-nos no Instagram (@autovideos_oficial) para ficar por dentro das novidades.

Deixe seu comentário: