Como será o futuro do caminhões? Muitas empresas estão desenvolvendo novos projetos e agora foi revelado o Starship, caminhão compatível com a nova geração de veículos de transporte eficientes e com menos emissão de poluentes. O protótipo foi apresentado pela Shell juntamente com a AirFlow Truck.
Trata-se de um projeto inovador e com design bem aerodinâmico. Vale lembrar que a busca por ganhos significativos de economia de combustível para caminhões e reboques é sempre um processo desafiador, considerando o tamanho, a construção e as diferentes aplicações.
No entanto, com os novos regulamentos de economia de combustível no horizonte e a necessidade de avanços contínuos na economia de combustível, a Shell e a AirFlow Truck Company uniram forças para desenvolver essa carreta impressionante.
O caminhão conta com um motor a combustão de 6 cilindros e 400 cv, que teve o seu funcionamento aprimorado em conjunto com a transmissão. Como o projeto ainda está em desenvolvimento, mais adiante, os planos indicam que deverá haver a inclusão de um novo eixo elétrico no cavalo-mecânico, trazendo propulsão híbrida que será alimentada com energia da frenagem. O objetivo principal é aumentar a potência em subidas, economizando combustível.
O caminhão Starship
O caminhão protótipo Starship é projetado para explorar tudo o que é possível em termos de economia de combustível e redução na emissão de gases poluentes como o CO2.
O modelo conta com as seguintes especificações:
- Aerodinâmica:
- Cabine de fibra de carbono, além de diversos outros itens como pára-choques e saias laterais, contribuindo para menos peso e maior rigidez;
- Grade frontal ativa (de acordo com a temperatura a grade ativa abre ou fecha visando maximizar a aerodinâmica e a eficiência);
- Traseira com sistema similar ao de barcos buscando um fluxo de ar capaz de reduzir o arrasto.
- Eficiência:
- Sistema automático de calibragem automática de pneus visando uma pressão constante dos pneus para maximizar a economia de combustível;
- Configuração do eixo para rodar baixa velocidade proporcionando maior eficiência e potência;
- Painel solar de 5000 watts, no teto da carreta, para carregar e armazenar energia para os componentes elétricos, como luzes, ar-condicionado e calibradores.
Em parceria com a Shell, a AirFlow Truck Company se preocupa na construção do caminhão visando à eficiência energética e aerodinâmica. Enquanto a Shell se responsabiliza por desenvolver lubrificantes capazes de diminuir o consumo de combustível.
Toda a consultoria técnica da Shell no desenvolvimento do Starship fica por parte dos componentes mecânicos e de transmissão que são lubrificados com óleos sintéticos e de baixa viscosidade de próxima geração.
A fim de colocar à prova todos os componentes e sistemas, o caminhão Starship irá realizar uma longa viagem de teste nos Estados Unidos, costa a costa, transportando 36 toneladas de carga entre a Flórida e a California.
Conheça agora o incrível protótipo que revela como será o futuro dos caminhões nos vídeos logo abaixo. E aí, você curtiu esse projeto?
PS: Lembre-se de se inscrever no canal do AutoVideos no Youtube, e também siga-nos no Instagram (@autovideos_oficial) para ficar por dentro das novidades.
Deixe seu comentário: