Segurança das cadeirinhas e ISOFIX: Como usar e dicas que podem salvar vidas de crianças em carros

Você já teve a dúvida sobre como usar cadeirinhas e ISOFIX nos carros? Hoje é dia de falar com o Conrado Navarro sobre uma das coisas mais importantes da vida! A segurança das crianças que são transportadas nos carros considerando os sistemas ISOFIX, LATCH e as cadeirinhas com cinto de segurança.

A legislação de trânsito no Brasil diz que crianças menores de 10 anos devem, obrigatoriamente, andar sempre no banco de trás do veículo e serem transportadas em cadeirinha infantil para auto. Além das exigências do Detran, pais devem se preocupar em comprar esse item pensando também na segurança dos seus filhos em casos de acidentes nos carros.

Crianças são inquietas por natureza. Isso é perfeitamente normal. Por isso, é importante os pais não arriscarem e comprarem a cadeirinha veicular adequada para seus pequenos, especialmente considerando os sistemas ISOFIX, LATCH.

Você sabia, por exemplo, que a maior causa de mortes no trânsito de crianças é devido a ausência de uma cadeira para auto? Os dados são da ONG Criança Segura e precisa servir de alerta para todos.

O que acha de começar a mudar essas estatísticas? O Conrado Navarro gravou o vídeo acima com dicas e informações importantes para você escolher a melhor cadeirinha para seu carro e começar a transportar seus filhos exatamente como eles precisam e merecem.

Vale lembrar que os tamanhos variam conforme a idade seguindo o seguinte padrão:

– Crianças até 1 ano de idade: utilizar o bebê conforto. Esse tipo de cadeirinha para auto deve ser mantido até o seu filho atingir a faixa dos 13 quilos. O bebê conforto é colocado com a frente para o banco traseiro do veículo e com uma angulação padrão de 45º;

– Crianças de 1 até 4 anos de idade: é o momento de trocar para a cadeirinha para auto. Elas devem permanecer no veículo até a criança atingir a idade máxima ou os 18 quilos, que é o padrão das fábricas. As cadeirinhas já ficam de frente para o banco do motorista e cintos têm cinco pontos;

– Crianças de 4 até 7 anos de idade: chegou a hora de mudar para o Booster, um assento de elevação, que deixa a criança completamente sentada, mas um pouco mais elevada que o banco do automóvel. O Booster tem suporte para o máximo de 36 quilos;

– Crianças de 7 até os 10 anos: agora seu filho passa a utilizar o cinto de segurança normal, mas observe bem se ele está completamente encaixado para não trazer desconforto ou riscos.

Não basta só comprar a cadeirinha para auto certa, é importante também saber instalar e usar. Essa não é uma das tarefas mais confortáveis, mas precisa ser feita com calma e atenção. Cada fabricante envia, junto com a cadeira, um manual de instruções sobre como proceder. Esse manual deve ser sempre sua referência ao cuidar de crianças e bebês, considerando que serve como um passo a passo.

A fixação pode ser feita pelo cinto de segurança, ISOFIX, ou LATCH (padrão nos EUA). Os dois últimos possuem encaixes que são presos no banco traseiro do carro através de encaixes soldados. Claro que, é preciso conferir se o seu carro possui entrada para Isofix antes de comprar uma cadeirinha com esse tipo de instalação.

Confira o vídeo acima e deixe seu comentário! Qual modelo você utiliza ou prefere?

Deixe seu comentário: