Raridade: Cenas espantosas dos primeiros Crash Tests (nos anos 50, 60 e 70)

A segurança é hoje um dos itens mais valorizados por consumidores de carros mundo afora (infelizmente, isso ainda não é uma prioridade total por aqui!). A vida é o que há de mais importante, e o volume de carros em circulação hoje a coloca em risco nas mais variadas situações. No passado, apesar do número muito menor de veículos em circulação, acidentes fatais aconteciam em proporções muito maiores. A verdade é que os carros eram inseguros.

A adoção de crash tests, ou testes de colisão usando bonecos (os dummies), permitiu que a indústria testasse diferentes materiais, configurações, itens de segurança e evoluções tecnológicas. Batidas hoje consideradas corriqueiras costumavam matar muita gente lá atrás. Ainda hoje existem carros inseguros, mas o confronto com o passado mostra que evoluímos muito. Encontrei cenas raras (e assustadoras) dos primeiros crash tests realizados com carros e dummies, a maioria liderados pela Chevrolet.

No terceiro vídeo, você pode acompanhar um inusitado crash test envolvendo um VW Fusca, cuja linha de montagem da época já mostramos aqui no AutoVídeos, e um Crevolet Malibu. Assista!

Deixe seu comentário: