Será que os preços dos carros estão subindo ou caindo no Brasil? Considerando os fatores econômicos no custo de aquisição de um carro o Liam Mattera e o Conrado Navarro abordam a verdade sobre os preços de carros no Brasil.
Como sabemos, comprar um carro no Brasil é um sonho bem difícil de ser realizado. Utilizando o Honda City como base para cálculo, o City na versão EXL em 2010 custava 71 mil reais em 2009 que corrigido pelo IPCA daria um preço de 127 mil reais atualmente.
Um outro exemplo que podemos considerar são os recém lançados Polo GTS e Virtus GTS que chegaram custando acima de 100 mil reais. Ao buscar os preços dos modelos antigos, utilizando o indicador oficial de inflação, os clássicos da Volkswagen sairiam com preços acima de 200 mil reais.
Vale dizer que não estamos defendendo as montadoras dizendo que os carros estão mais baratos e sim comprovando que o seu dinheiro perdeu valor de compra porque a renda não acompanhou o crescimento dos preços.
Olhando sob a perspectiva das montadoras, podemos notar que durante a crise de 2008 muitas montadoras tiveram grande parte de renda saindo da América do Sul e indo para as matrizes. Entretanto, hoje podemos notar que as fabricantes estão reduzindo um pouco a margem de lucro.
E você, o que tem a dizer sobre os preços dos carros? Por aqui esperamos um pais com maior produtividade, trabalho, renda e abertura comercial para que o cenário atual se transforme.
PS: Lembre-se de se inscrever no canal do AutoVideos no Youtube, e também siga-nos no Instagram (@autovideos_oficial) para ficar por dentro das novidades.
Deixe seu comentário: