Se existe algo que todos os brasileiros sabem é que o preço da gasolina sempre se move para cima. Historicamente, essa é a clara tendência e quem sofre são os consumidores. Afinal, mesmo quando o petróleo tem redução na sua cotação no mercado internacional, o governo e a estatal Petrobras impedem a flutuação de preços que seria normal em um ambiente de liberdade econômica.
Para ilustrar essa situação e mostrar os efeitos da inflação durante o Plano Real, desde 1994 até hoje, foi elaborado um vídeo bastante esclarecedor, que você poderá acompanhar a seguir. Basicamente, ele apresenta uma bomba de combustível, que atualiza o preço de gasolina com o passar de cada ano, ao longo dos últimos 22 anos.
Para você ter uma ideia, o litro da gasolina custava em média R$ 0,53 no início do Plano Real. Dali para frente, os preços seguiram numa escalada impressionante e, hoje, todos nós sentimos os efeitos da gasolina se aproximando do custo de R$ 4,00 (variando dependendo da região do país). Aliás, já até postamos aqui no AutoVídeos um vídeo humorístico simulando um racha em tempos de gasolina cara e, como utilidade, publicamos dicas valiosas para economizar gasolina.
De acordo com os números apresentados no vídeo, houve um estonteante aumento na faixa dos 697% no período. Além disso, sabemos que a qualidade do combustível é cada vez menor, inclusive por conta do aumento na mistura do etanol.
Assista abaixo toda e evolução dos preços no vídeo disponível na página Carros DUB, no Facebook (você precisará estar logado à rede social para visualizar). Vale destacar que essa excelente ideia foi do Alex Benito e a realização do vídeo ficou a cargo da Mantiqueira. O que você acha disso tudo? Quais são os principais culpados e quais seriam as possíveis soluções na sua opinião?
Deixe seu comentário: