Projeto de Lei ameaça PROIBIR veículos a gasolina ou diesel no Brasil (incluindo venda e circulação)

As notícias envolvendo o futuro tornam-se cada vez mais preocupantes. Uma delas diz respeito à provável tendência de eliminação dos motores a combustão, movidos a gasolina ou diesel, em diversos países. Agora chegou a vez de termos a primeira notícia nesse sentido aqui no Brasil.

Isso porque o senador Ciro Nogueira (do PP, representante do Piauí) apresentou o Projeto de Lei 304/2017, que proíbe a partir do ano de 2030 a comercialização de veículos com motores a combustão, movidos a gasolina ou diesel. Além disso, o referido projeto de lei também veda a partir de 2040 a circulação de carros com esses motores.

Os prazos estipulados coincidem com os que também estão sendo propostos em países como o Reino Unido e França. Evidentemente, percebe-se claramente que a realidade no Brasil é bem diferente da existente nessas outras nações e esse é um tema que envolve alta complexidade e muitos interesses, além de afetar a vida de todos nós.

No momento, o PLS 304/2017 aguarda a designação de relator na Comissão de Constituição, Justiça e Cidadania – CCJ. Adicionalmente, o projeto também será examinado pela Comissão de Meio Ambiente (CMA) no Senado, antes de seguir as próximas etapas de tramitação no Congresso.

Vale destacar que, para a proibição de circulação, estão previstas algumas exceções, como os automóveis de coleção, os veículos diplomáticos e os de propriedade de visitantes estrangeiros.

Agora vamos aguardar as demais novidades evolvendo esse tema. Considerando a realidade brasileira, é altamente provável que esses prazos sejam revistos, mas essa notícia mostra uma vez mais a tendência bastante questionável de predomínio dos veículos eletrificados no futuro. Para ilustrar isso, o vídeo abaixo trata da medida que está em análise no Reino Unido.

PS: Lembre-se de se inscrever no canal do AutoVideos no Youtube, e também siga-nos no Instagram (@autovideos_oficial) para ficar por dentro das novidades.

Foto: 123RF.com

Deixe seu comentário: