Algumas histórias precisam ser contadas, e uma delas diz respeito ao Fiat 147. Ele foi o primeiro carro da Fiat fabricado no Brasil, em 9 de julho 1976, inaugurando a operação da fábrica localizada em Betim, Minas Gerais. O Fiat 147 foi produzido durante dez anos e seu projeto deriva do italiano Fiat 127. Além de inaugurar a fábrica da Fiat por aqui, o Fiat 147 também foi o primeiro carro nacional com motor transversal.
Ah, tem mais coisas legais sobre o Fiat 147: ele foi o primeiro carro de série movido à álcool no mundo (em 1979), além de também ser o menor carro a diesel comercializado na Argentina e Europa. Ele também foi o primeiro carro brasileiro a ter quase todas as varições possíveis de projeto, oferecendo versões hatch, sedã, perua, furgão e pick-up; faltaram apenas as versões conversível e SUV (já pensou?). Ele também foi o primeiro carro brasileiro a oferecer desembaçador traseiro.
A Fiat mesmo usava o bordão “Enfim, um carrão pequeno”. Carrão? Você concorda? Qual a sua opinião sobre o Fiat 147? Muita gente acabou estigmatizando o carro e a fabricante por diversos problemas no uso cotidiano do carro, principalmente relacionados ao câmbio, mas há também quem reconheça no Fiat 147 o pioneirismo da indústria nacional (e seus pontos fortes e fracos, é claro). Enfim, hoje trago dois exemplares deste “carrão pequeno” que vão fazer você pirar. Veja:
Deixe seu comentário: