A Nova Geração Scania finalmente chegou aos mercados da América Latina. Lançada na Europa em agosto de 2016, é resultado de 10 anos de desenvolvimento e investimentos na casa dos 2 bilhões de Euros, além do elevado montante aplicado também na fábrica brasileira, em São Bernardo do Campo (mais de R$ 2 bi).
Ao contrário do que aconteceu na Europa, por aqui toda gama foi lançada ao mesmo tempo. A Nova Geração Scania possui cabine totalmente nova (por dentro e por fora) e, somando todas as vantagens, garante economia de diesel de até 12%.
A grande contribuição para a redução no consumo de Diesel parte dos novos motores, equipados com nova tecnologia de alta pressão, que garantem 8% de economia em comparação aos motores da linha atual.
Para contar tudo sobre esse lançamento, o Liam Mattera e o Conrado Navarro, aqui do AutoVideos, participaram do evento oficial de lançamento no Guarujá e gravaram o vídeo que você poderá assistir a seguir.
Ao todo, 19 tipos de combinações variantes das novas cabines R, S, P, G e a XT (esta última para pisos irregulares) compõem a nova linha de produtos. A cabine S é uma das principais novidades para o Brasil, pois traz o piso plano como maior vantagem, o que melhora o deslocamento interno do motorista, propiciando mais conforto.
Inovações do trem de força na Nova Geração Scania
Como mencionado anteriormente, os motores da Nova Geração Scania foram desenvolvidos com tecnologia de alta pressão de injeção de diesel e também com múltiplos pontos para diminuir o consumo, o ruído e as emissões.
Com essa evolução, o propulsor passa a ser mais silencioso do que a versão anterior. Esse resultado é possível devido à combustão mais eficiente, capaz de aumentar a potência e o torque sem exceder as emissões e sem tampouco elevar o consumo de diesel.
“Essas atualizações tornam a Nova Geração as maiores máquinas de economia de combustível da história da Scania. O que já era uma promessa de marca subiu muitos degraus na busca da perfeição motriz, do estado da arte”, afirma Celso Mendonça, gerente de Pré-Vendas da Scania no Brasil. “Há outras formas de reduções de consumo, com a correta especificação do veículo levando em conta as características de utilização atrelados com o caminhão”, completa.
Para um caminhão típico de longa distância rodoviária, que roda 150.000 km por ano, isso significa, por exemplo, uma redução de mais de 9 mil litros de óleo diesel. É algo importante, em um setor cada vez mais pressionado pelos custos operacionais.
“O sistema de alta pressão (8%), associado com as novas instalações no cofre do motor, a nova aerodinâmica (2%) e as inovações do Scania Opticruise (2%) ajudarão o usuário a economizar até 12% de diesel”, revela Mendonça.
As inovações do trem de força na Nova Geração Scania são:
- Motores que geram uma redução no consumo de 8%;
- Lay shaft brake (sistema de freio de eixos como padrão nas caixas Opticruise) reduz o tempo de troca de marchas na caixa Opticruise em 45%;
- O sistema de controle de velocidade adaptável agora pode ser usado para facilitar o tráfego com velocidade reduzida.
Em outubro de 2017, durante a Fenatran, a marca apresentou os propulsores de 450 e 510 cavalos que já saem de fábrica na gama atual equipados com a injeção de alta pressão, novidades bem recebidas e que causaram entusiasmo em relação à nova geração dos caminhões.
A nova linha traz, ainda, como novidade, a matéria-prima utilizada em sua construção. Os motores passam a ser produzidos em CGI, um composto compactado de ferro e grafite que duplica a resistência a fadiga. Apesar de mais robusto e resistente, o novo motor continua leve, o que proporciona um melhor desempenho do veículo.
Nova Geração Scania: uma cabine completamente nova
Com foco voltado para o melhor ambiente de condução, economia de combustível, melhor utilização do espaço interior, segurança e máxima confiabilidade, a nova geração de cabines possui aparência reformulada, incorporando um visual ainda mais imponente, mas mantendo as linhas tradicionais da Scania.
Exigências mais básicas são encontradas por meio de um design ergonômico perfeitamente adaptado: desde bebidas geladas (na nova geladeira), passando para o telefone (no formato fone de ouvido e microfone ajustável próximo da boca), tudo deve estar sempre à mão em espaços de armazenamento facilmente acessíveis. O porta-objetos lateral externo nas cabinas R e S têm uma abertura de 410 x 570 mm; e podem ser acessados também de dentro da cabine.
As opções de cama, em particular, são especialmente numerosas. A cama inferior, bem como uma possível cama superior, podem ser especificadas em uma grande variedade de modelos e medidas, com base em exigências de conforto. “Na cabine S, é possível comportar duas camas de 80 cm (das quais a menor pode ser estendida para 100 cm) com colchões de densidade maior, por exemplo, para veículos de longa distância que utilizem dois motoristas se revezando”, salienta Mendonça.
Evoluções em visibilidade
Nas novas cabines, a posição de direção do motorista foi reajustada. Dentre os principais benefícios estão melhorias em segurança, visibilidade e espaços interiores.
A melhor visibilidade foi alcançada graças a uma maior área envidraçada frontal e pela realocação numa posição mais baixa do painel de instrumentos. Os espelhos retrovisores receberam uma atualização e um novo design completamente focado em aerodinâmica de alta eficiência. Os ocupantes passam a ter uma visão ainda melhor das imediações do caminhão.
Os espelhos reformulados possuem como característica:
- Função de grande angular nas cabines R e S;
- Ajuste elétrico;
- Amortecimento eficaz de vibrações;
- Preparação para instalação de câmeras, até no lugar de alguns dos espelhos.
Exterior da cabine na Nova Geração Scania
No exterior, a Scania tem dado prioridade aos aspectos relacionados com a aerodinâmica e, consequentemente, ao consumo de combustível. Cada superfície, na parte da frente, nas laterais e até debaixo do veículo, foi otimizada para uma resistência mínima do ar.
Na prática, todas estas novidades apontam para uma possível economia de combustível que pode chegar a 12% em relação à geração anterior, parte por conta do motor e parte por conta da aerodinâmica.
Evoluções em segurança na Nova Geração Scania
O primeiro caminhão do mundo a possuir airbags laterais ainda conta com eixo dianteiro reposicionado e baixo centro de gravidade para maior segurança e conforto na condução.
As novas cabines pode ser equipadas com airbags laterais anticapotamento, que são integrados ao teto da cabine. Junto com o uso do cinto de segurança, a “cortina” de airbags é uma característica crucial na prevenção de um dos tipos mais comuns de acidentes, com consequências graves como o motorista ser atingido dentro da cabine ou ser preso por baixo dela.
A nova geração foi desenvolvida com uma série de características globais em foco: ambiente de condução, economia de combustível, melhor utilização do espaço interior, segurança e máxima confiabilidade. Esses requisitos também impulsionaram a criação da lateral da cabine e são refletidos nos detalhes e em todo o design geral.
Nas novas cabines, a posição de direção do motorista foi deslocada 65mm mais próximo do pára-brisas e 20mm para o lado, em comparação com a cabine atual – isso contribui para melhorias em segurança e visibilidade.
Um aço de maior resistência aliado a novas técnicas de armação e soldagem criam uma estrutura extremamente resistente, que passa a compor a estrutura da nova cabine para aumentar ainda mais a robustez e a proteção do motorista. Possuindo sistema modular, o reparo das cabines em caso de acidentes também ficou mais fácil.
Deixe seu comentário: