Motorista do Uber revela seus ganhos e despesas (e vídeo viraliza causando polêmica)

Motorista do Uber revela seus ganhos e despesas (e vídeo viraliza causando polêmica)

Na maioria das cidades, no Brasil e no exterior, o Uber causou e tem causado muitas polêmicas, principalmente em relação à concorrência despertada contra os taxistas. Essa é uma discussão que ainda terá muitos desdobramentos. Agora independentemente dessas questões, tem sido bem frequente a curiosidade das pessoas para saberem se compensa o trabalho como motorista do Uber. Pensando nisso, o motorista Marlon, do canal “Uber do Marlon”, resolver apresentar num vídeo os seus ganhos e gastos ao longo de um ano.

Como você poderá ver a seguir, ele procurou detalhar uma série de gastos que teve durante esse período, incluindo despesas com manutenção, IPVA, seguro, multas, combustível e até com as balas e garrafas de água oferecidas aos passageiros. Além disso, ele expôs o seu faturamento total.

Em seguida, o Marlon fez suas contas para apurar o seu suposto lucro efetivo, tanto por hora como por semana. De acordo com seus cálculos, o valor líquido (por hora) ficou na faixa de R$ 17,04. Ainda segundo seu relato, um motorista do Uber trabalhando cerca de 50 horas por semana teria a teórica chance de obter perto de R$ 850 semanalmente.

No entanto, é preciso ter cautela com as informações apresentadas. Isso porque não foram computados todos os impactos financeiros que envolvem o carro e o trabalho. Por exemplo, não houve menção ao custo de oportunidade decorrente da compra do carro (algo como o rendimento que seria obtido caso o dinheiro tivesse sido investido). Algo ainda mais sério é a ausência do impacto da depreciação do veículo, que obviamente é mais acentuada em função do desgaste e alta quilometragem rodada. Aliás, com o passar do tempo, os gastos com manutenção tendem a se acentuar, incluindo as caras trocas de pneus. Também foram esquecidos os gastos com licenciamento e seguro obrigatório (DPVAT).

Adicionalmente, outros impactos também mereceriam ser incluídos, como os tributários relativos a Imposto de Renda e contribuição para o INSS. Apesar do seus comentários, também entendemos que as despesas com alimentação deveriam ser incluídas.

De todo modo, o vídeo é interessante porque o Marlon apresentou de forma bem organizada os impactos que ele entendeu cabíveis e isso já serve como um apoio para esclarecer, ainda que parcialmente, como é o trabalho na função de motorista do Uber. Também é preciso refletir acerca de todos os riscos envolvidos. Veja você mesmo e diga se acha que vale a pena, ou não, essa atividade.

PS: Para saber como calcular de forma efetiva e correta todos os impactos financeiros de um carro, sabendo o seu real custo-benefício, veja esse esclarecedor artigo mostrando toda a “Estrutura de Preços dos Carros no Brasil“.

Deixe seu comentário: