Tudo que envolve motor e preparação acaba se misturando com os motores Volkswagen. É muito comum ver nas provas de arrancadas os famosos motores AP da VW com diferentes configurações, alguns deles gerando cavalaria digna de supercarros e esportivos caríssimos. Depois do lendário AP, chegou a hora de colocar à prova o que se diz sobre os motores TSI, que equipam Golf VII e GTI, Jetta e Fusca: será que estes motores são mais potentes que a informação oficial divulgada pela VW?
Há quem diga que “Sim”, os motores têm mais potência e mais torque do que os dados oficiais de fábrica, e isso vale também para os carros da Audi, fabricante do mesmo grupo e que usa os mesmos propulsores em uma ampla linha de modelos (praticamente todos). Profissionais e engenheiros experientes, inclusive da própria Volkswagen, já disseram que o dinamômetro usado para medir potência e torque influencia muito no resultado. Além disso, é preciso lembrar que em relação aos motores turbo existe uma certa tendência de as fabricantes divulgarem números em patamares inferiores por conta das diversas variáveis envolvidas no seu funcionamento. E agora?
A revista FullPower, especializada em preparação, tuning e carros modificados, decidiu investigar esta informação sobre a potência e o torque dos motores TSI colocando os modelos Golf VII e GTI, Fusca e Jetta no dinamômetro (inclusive em diferentes lugares e configurações). O que você acha que aconteceu? Os motores são mesmo mais “violentos” do que o que diz a VW? Veja primeiro o teste com o Golf GTI:
Agora veja o que acontece com o motor 1.4 TSI que equipa o Golf VII:
Tem também o Jetta TSI e seus 211 cavalos declarados. Será que ele tem mais do que isso? Veja:
E tem também o Fusca:
Deixe seu comentário: