Microcâmera mostra o ponto de vista de um piloto de F1 e os desafios da alta velocidade

A evolução da tecnologia permitiu, entre outras coisas, diminuir o tamanho das câmeras ao mesmo tempo em que eleva a qualidade das imagens. O resultado prático disso é que podemos assistir a uma corrida de F1, por exemplo, com uma infinidade de câmeras, ângulos e uma sensação muito legal ao ver replays e ultrapassagens. Com a captação de áudio que também evoluiu muito, dá para dizer que a emoção de assistir em casa já é bem diferente em relação ao passado.

Ótimo, mas uma coisa sempre me chamou a atenção: na categoria máxima do automobilismo ainda não temos câmera dentro do capacete ou de forma a capturar a exata visão do piloto. Algumas câmeras da transmissão chegam perto desta sensação, mas finalmente achamos um vídeo que mostra e explica o que o sente o piloto de F1 quando está dirigindo seu carro em velocidades insanas e sofrendo grave aceleração lateral.

A Sahara Force India Formula One Team soltou em seu canal um vídeo com o piloto Nico Hulkenberg em que mostra, com ajuda de uma microcâmera, como o piloto se concentra para pilotar seu F1, quais são suas técnicas para memorizar a pista e como o seu cérebro projeta muita coisa, de forma acelerada e inteligente, para minimizar o efeito da velocidade e da aceleração lateral. Interessante notar que o piloto quase não olha para a pista, por exemplo. Assista:

Deixe seu comentário: