O sensacional show de carros da Disney que deixou saudades

O vídeo de hoje foi feito por um amigo e fã do AutoVídeos chamado Renato De Vuono. Como um grande fã da Disney, inclusive tendo trabalhado lá, ele também nos enviou o material que você vai ler a seguir sobre um dos shows de carros mais sensacionais já produzidos. O show “Lights, Motors and Action” estreiou no Disney’s Hollywood Studios (naquela época ainda Disney’s MGM Studios) em 5 de maio de 2005 como parte da celebração dos 50 anos da Disneyland, na Califórnia.

Naquela época, a Disney Co, “importou” 1 atração original de cada parque seu ao redor do mundo, para marcar o ano festivo em Orlando. “Moteurs… Action!” foi originalmente criado para a Disneyland Paris, mais especificamente para o segundo parque do complexo, o “Walt Disney Studios” e se tornou um hit instantâneo. O sucesso foi o fator decisivo para a escolha do show automotivo sobre as demais atrações francesas.

Proporções épicas

A arena onde era realizado o show tinha mais de 53 mil metros quadrados, com capacidade total para 5 mil espectadores sentados – foi necessário desviar um pequeno rio que passava nas imediações para a construção. Contava com uma equipe de mais de 50 pessoas, entre engenheiros, mecânicos, técnicos e, claro, os incríveis pilotos/dublês. Contam com 40 carros diferentes para a realização de 4 a 6 shows diários. Enquanto 10 fazem os shows, os demais fazem manutenção e outros ficam prontos de reserva.

Curiosidades

Patrocinado pela Opel na França, os carros, montados sobre chassis especiais reforçados eram grandes sucessos da marca. Os “bandidos” dirigiam Opel Corsas pretos, e o herói do show usava um carro com design especial para o show, concebido em cima do Opel Astra. Os carros eram equipados com motores de motocicleta (isso mesmo, você não leu errado) de 1400cc, com 150 cavalos, montados logo atrás do banco do piloto.

Eles possuíam uma caixa de câmbio especial, com 4 marchas à frente e 4 marchas para trás (ré), o que possibilitava aos pilotos fazerem manobras em alta velocidade para ambas as direções. O câmbio funciona como na Stock Car – eles mudam as marchas com apenas um toque para cima ou para baixo e para reverter a direção, basta o piloto “torcer” a alavanca.

Além disso, o freio de estacionamento (freio de mão) dos carros não possuía a tradicional “trava”, ficando sempre liberado para facilitar a realização das acrobacias. Os carros consomem um jogo de pneus a cada 2 shows!

Disney

Fim de uma era

Depois de 11 anos, o LMA (como é conhecido pelos fãs) fez seu último espetáculo em 2 de abril de 2016, e, durante esse tempo, os produtores se orgulham de terem feito um sucesso sem precedentes: jamais houve um show com menos de 70% de ocupação do estádio.

As cortinas se fecharam com o público querendo mais. Porém, por questões estratégicas da empresa, os incríveis pilotos e dublês tiveram que dizer adeus. Com a compra da Lucas Films, a Disney apostou alto na franquia Star Wars e não decepcionou. O primeiro filme sob seu comando quebrou sucessivos recordes de bilheteria.

Assim, os fãs ansiavam por um local onde pudessem viver as aventuras de uma “galáxia tão, tão distante”. Como já havia algumas atrações no parque, a escolha óbvia foi desocupar espaço para criar uma área inteira dedicada para a saga interestelar. Para o surgimento da “Star Wars Land”, sacrificaram a atração da Disney que todo fã de carros amava. Nesse vídeo uma homenagem ao show, com imagens captadas em janeiro de 2010, no ápice do sucesso do show, por um grande fã da Disney e, é claro, do LMA.

PS: Lembre-se de se inscrever no canal do AutoVideos no Youtube, e também siga-nos no Instagram (@autovideos_oficial) para ficar por dentro das novidades.

Deixe seu comentário: