Lendas Brasileiras: Veraneio da Polícia, a mais intimidadora das Viaturas (Veja imagens da época)

A Chevrolet Veraneio é uma lenda inesquecível para todos nós. De um lado, muitos sentem saudades e admiravam pelo excelente espaço e por ser um veículo utilitário com características únicas na época, podendo acomodar até nove pessoas. Por outro lado, ela também era bastante temida por bandidos e marginais, considerando que foi adotada em larga escala pelas forças policiais do Brasil. Aliás, sem dúvida ela colaborou bastante na contenção da criminalidade, que era bastante inferior no passado.

Vale destacar que o modelo foi apresentado no Brasil no Salão do Automóvel de 1964 e permaneceu por muitos anos no mercado com poucas alterações. No início, tinha quatro faróis e passou a contar com dois, ainda nos anos 70. A sua segunda geração, baseada na D-20, somente foi apresentada em 1988. Mas o novo modelo nunca teve o mesmo carisma do antigo.

Com tanta longevidade, ela se tornou bastante marcante. O seu motor inicialmente era um de seis cilindros, 4.3 litros, com 149 cv. Posteriormente, em 1981, adotou o mesmo legendário propulsor 4.1 do Chevrolet Opala, além de também passar a contar com o motor a diesel da D-10. Ela também tinha como ponto positivo a suavidade e precisão do câmbio, que tinha curso bem longo.

Com suspensão independente na dianteira, ela realmente era uma grande referência em relação ao conforto, mesmo para os padrões atuais. Por outro lado, com seu imenso peso ela realmente tinha grande oscilação nas curvas, o que também era desafiador considerando o curso gigantesco da direção.

Mesmo assim, ela tem um currículo de muitos servições prestados como a mais intimidadora das viaturas, valendo lembrar que ela também exerceu o bondoso e importante papel como ambulância. Adicionalmente, é preciso recordar que elas foram marcantes na frota da ROTA (Rondas Ostensivas Tobias de Aguiar), a polícia de elite de São Paulo. Finalmente, não há como esquecer da célebre música do Aborto Elétrico e depois do Capital Inicial intitulada “Veraneio Vascaína“.

Para relembrar do poderia das lendárias viaturas Veraneio, vamos os vídeos abaixo (feitos por canais independentes no Youtube) que mostram uma série de imagens delas em ação, em detalhes e em treinamento. São manobras sensacionais com direito a derrapadas incríveis (repare no terceiro vídeo). Viaje no tempo e relembre desse “camburão” clássico dos clássicos. Aliás, você tem saudades da época em que os bandidos tinham realmente medo da polícia?

PS: Lembre-se de também se inscrever no canal do AutoVídeos no Youtube para ficar por dentro das novidades.

Deixe seu comentário: