Lavagem do motor do carro? Aprenda a fazer do jeito certo e preste atenção aos cuidados (e perigos) disso

Muita gente se pergunta: a lavagem do motor do carro é necessária? Lavar o motor do carro pode estragar mais do que ajudar? É necessário fazer isso? A recomendação de fabricantes e especialistas é, via de regra, de que não há necessidade de lavar o motor e seu compartimento. No entanto, em muitos casos isso parece realmente necessário (pense nas condições de nossas estradas).

Sendo realista, a lavagem do motor do carro só deve mesmo ser feita em casos mais extremos, não se tornando, assim, uma prática frequente (como lavar o próprio carro). Quem trafega em vias pavimentadas não deve se preocupar com isso, enquanto que os motoristas de estradas de terra (e outras em condições piores) devem avaliar caso a caso, contando inclusive com a opinião de especialistas. Na dúvida, não lavar o motor é o melhor a se fazer.

A decisão de realizar uma lavagem do motor requer a compreensão de certos fatores: primeiro, motores não são como a lataria ou o interior do carro, o que é bastante óbvio; há muita eletrônica envolvida nos motores modernos, bem como sensores, circuitos e conexões elétricas, o que também não combina muito com água e produtos de limpeza.

Usar produtos específicos e contratar profissionais especializados são alternativas inteligentes se a decisão for mesmo pela lavagem do motor do carro. O correto isolamento das partes elétricas e eletrônicas, bem como o pouco uso de água serão passos importantes e que permitirão resultados satisfatórios. Máquinas de pressão a vapor também costumam ser utilizadas para este fim.

Fazer ou não a lavagem do motor do carro? Se ela for feita com cuidado, usando produtos adequados e de forma profissional, o risco de problemas será pequeno. Reafirmo, no entanto, o que amigos que trabalham no setor costumam dizer com veemência: na dúvida, não lave o motor do carro. Separamos algumas dicas para que tudo dê certo se a decisão for mesmo “dar um talento” no motor do seu possante, assista e comente!

PS: Lembre-se de se inscrever no canal do AutoVideos no Youtube, e também siga-nos no Instagram (@autovideos_oficial) para ficar por dentro das novidades.

Deixe seu comentário: