Novo sistema da Bosch (de injeção de água) diminui consumo em 13% e traz mais potência ao Motor

Quem gosta de carros de verdade normalmente dá imenso valor aos motores de combustão. No entanto, o futuro deles é absolutamente incerto considerando as ondas do “politicamente correto” e o desenvolvimento de veículos híbridos, elétricos e similares. Mesmo assim, ainda surgem novas tecnologias que podem permitir uma melhor eficiência dos propulsores de combustão. Esse é o caso do sistema de injeção de água desenvolvido pela Bosch.

Como você poderá ver no vídeo ilustrativo abaixo, trata-se de um mecanismo que pode ser instalado em vários tipos de motores turbo para melhora do desempenho. A ideia central é usar a água como elemento de resfriamento da câmara de combustão, diminuindo o desperdício de combustível (principalmente em altas rotações).

Dessa forma, os motores poderão funcionar com taxas de compressão mais elevadas. Na prática, isso pode representar uma economia no consumo equivalente a 13%. Além disso, o ganho de potência também poderá chegar a 5%.

O sistema é composto de alguns componentes, como injetor de água, os dutos, uma bomba d’água e unidades eletrônicas de gerenciamento. Deve-se lembrar ainda que alguns veículos já estão sendo equipados com tecnologias similares, como é o caso da BMW M4 GTS.

Veja agora o vídeo bem explicativo e fique por dentro desse sistema tecnologia, desenvolvido pela Bosch, que pode chegar a diversos carros num futuro próximo. O que você achou dessa ideia?

PS: Vale destacar que a tecnologia em si é bastante antiga, embora esteja sendo aperfeiçoada agora. Além de alguns carros do passado terem contado com sistemas parecidos, aviões da época da Segunda Guerra Mundial já possuíam dispositivos relativamente semelhantes.

Deixe seu comentário: