Jaguar I-Pace: a família felina ganha versão elétrica com excelente autonomia e desempenho

Admiradores da Jaguar agora contam com a tão esperada novidade: o Jaguar I-Pace que, após quatro anos dedicados de desenvolvimento, torna-se o primeiro carro elétrico de produção em série da marca. Sim, caro amigo entendedor e entusiasta dos carros, a Jaguar também tem seu carro 100% elétrico. E agora, Tesla?

Jaguar I-Pace: elétrico e eletrizante

Carregando um pacote de baterias de lítio com 424 células e densidade de 90 kWh, o Jaguar I-Pace oferece autonomia de até 480 quilômetros, um número bastante expressivo quando se trata de carros elétricos. Certamente o modelo chega para marcar a trajetória da sempre tão tradicional companhia britânica em termos de inovação.

Jaguar-I-Pace carro elétrico na estrada

O Jaguar I-Pace foi inspirado no C-X75 e lembra mais um hatch esportivo. Suas características mais marcantes são:

  • Chassi de alumínio, conferindo leveza ao carro;
  • O capô é baixo e conta com grande saída de ar;
  • As linhas são fluídas e a aparência é a de um carro compacto, com conjunto frontal bastante aerodinâmico e agressivo;
  • Opção de suspensão pneumática, que diminui a altura do I-Pace em 10 mm acima de 105km/h;
  • Coeficiente aerodinâmico é de 0,29;
  • Faróis full LED;
  • Para-choques com spoilers e grade dianteira  típica da Jaguar.

Jaguar I-Pace anda muito e carrega muita coisa

Ainda não se conhecem detalhes, mas sabe-se que o porta-malas permite 656 litros ou 1.453 litros com o banco traseiro rebatido. A plataforma tem estrutura adaptada para o transporte das gigantes baterias, que ficam no assoalho do carro.

Jaguar I-Pace vermelho parado em uma paisagem

Em termos de desempenho, o Jaguar I-Pace acelera de 0 a 100km/h em apenas 4,8 segundos, dispondo de dois motores elétricos que totalizam 400 cv e 71 kgfm. Para recarregar 80% da carga total, é preciso aguardar 10 horas em tomada doméstica ou 12 horas para 100% da carga. Há ainda a opção de se esperar somente 40 minutos se a recarga for feita através de um carregador rápido de 100kw. Rápido, hein?

Para efeitos comparativos, enquanto o I-Pace tem 394 cv de potência e 71 kgfm de torque, o Tesla Model 3 tem 262 cv de potência e 43 kgfm de torque. As marcas certamente devem investir cada vez mais na melhoria dos modelos, e quem sai ganhando é o usuário.

Painel e interior do Jaguar I-Pace

Tecnologia e conforto do Jaguar I-Pace

Como se espera de um Jaguar, além de beleza, cujo design neste caso é assinado pelo time de Ian Callum, o I-Pace também conta com muito conforto e tecnologia.

Internamente, há tela sensível ao toque, cluster digital e configurável e multimídia InControl Touch Pro Duo com sistemas Android Auto e Car Play. Dá para ajustar as preferências do motorista relacionadas à climatização, áudio, assentos, volante e etc.

O volante, claro, é esportivo, assim como os bancos, e o carro ainda tem teto solar panorâmico. Outro ponto que deve agradar é a integração com o dispositivo Alexa, da Amazon – com isso dá para acessar informações do carro remotamente.

Console centra e som do Jaguar I-Pace

Não há previsão de chegada do carro no Brasil, mas a estreia do Jaguar I-Pace deve ocorrer no Salão de Genebra. O AutoVideos e sua equipe, é claro, estarão presentes acompanhando e compartilhando tudo de lá para você! Quer saber mais? Confira os vídeos que separamos sobre a novidade da Jaguar.

PS: Lembre-se de se inscrever no canal do AutoVideos no Youtube, e também siga-nos no Instagram (@autovideos_oficial) para ficar por dentro das novidades.

Deixe seu comentário: