Polêmica em Interlagos: VW Polo TSI acelera forte, mas fica atrás de concorrentes (como Fiesta e Peugeot 208)

O motor tem três cilindros, turbo e apenas 1 litro, mas a potência e o torque são equivalentes (e até superiores) a motores mais tradicionais, como os 1.6 e/ou 2.0. O VW Polo TSI tem 128 cavalos e 20,4 kgfm de torque, números interessantes cuja proposta é oferecer desempenho atraente com consumo incrível. A receita já vem sendo usada pela Volks no Up! e Golf, aqui e no mundo.

Os fãs da marca alemã sempre destacam a família de motores TSI como um grande diferencial diante de carros concorrentes. Isso sem contar na “facilidade” de extrair mais cavalaria quando estes motores são submetidos a alterações e preparação (de diferentes níveis). No caso do Polo TSI, há o elogiado comportamento dinâmico do carro, fruto em grande parte do uso da plataforma MQB.

É importante ressaltar que tanto o Up! TSI quanto o Polo TSI não são oferecidos como carros esportivos, mas a comunicação da fabricante deixa claros os predicados associados ao desempenho. O torque do motor do Polo, por exemplo, agora ajuda a batizar o carro (a inscrição 200TSI remete ao torque de 200Nm). Como será que ele lida com uma pista e um piloto profissional?

Os amigos da Fullpower conseguiram um Polo TSI para acelerar em Interlagos e ver se ele é tudo isso mesmo. De cara, o acerto do conjunto foi muito elogiado pelo piloto Danilo Dirani, que garantiu que o carro tem chão, mas carece de mais potência e um câmbio mais esportivo (ele usa um automático tradicional). O carro anda bem, mas talvez seu tempo de volta não represente isso tão bem.

No ranking Fullpower Lap, o Polo TSI andou bem perto do Up! TSI, com a diferença sendo facilmente explicada pela diferença de 200kg no peso. Até ai, tudo certo. Acontece que acima dele aparecem o Peugeot 208 Griffe, que usa motor 1.6 16V aspirado (0,3s mais rápido), e o Ford Fiesta EcoBoost (mais de 2 segundos mais rápido). E aí? Normal? Assista a volta do Polo e destes outros dois carros e comente!

PS: Lembre-se de se inscrever no canal do AutoVideos no Youtube, e também siga-nos no Instagram (@autovideos_oficial) para ficar por dentro das novidades.

Deixe seu comentário: