Incrível! Veja como Túnel foi construído em apenas um final de semana (com chuva) na Holanda!

Incrível! Veja como Túnel foi construído em apenas um final de semana (com chuva) na Holanda!

Se você vive ou já morou no Brasil, é bastante provável que conheça diversas obras que não acabaram nunca ou, por outro lado, demoraram muito mais do que deveriam. Agora imagine, por um instante, quanto tempo você acha que demoraria para a construção de um túnel sob uma larga rodovia com pista duplicada.

Certamente, isso demoraria, no mínimo, vários meses (para não dizer anos). Realmente não tem como fechar os olhos para nossa realidade, não esquecendo também que provavelmente os custos seriam estratosféricos, haveria suspeitas de superfaturamento e uma série de questões envolvendo o poder público e as empreiteiras.

Mas agora é interessante observarmos uma outra realidade, no exterior, até para que possamos exigir e contribuir para melhorias no Brasil. O vídeo que você vai assistir a seguir, em formato de time lapse, é um daqueles que realmente vale o ditado do “ver para crer”.

Trata-se de uma impressionante obra realizada na Holanda, na Rodovia A12, que liga o país à Alemanha. O objetivo era viabilizar um túnel para passagem de animais silvestres embaixo da pista. No entanto, o detalhe que deixa todos nós brasileiros com o queixo caído é o fato dele ter sido feito em apenas um final de semana.

Para tanto, as equipes começaram a trabalhar interditando três faixas da estrada, que em seguida foi desmanchada e cortada ao meio. Depois da remoção de toda a terra do espaço correspondente, o túnel em estrutura pré-moldada (pesando 3.600 toneladas) foi descolocado para o local.

Em seguida, os espaços foram preenchidos novamente com terra, possibilitando o nivelamento necessário para a reconstrução da via. Aliás, nessa fase, os desafios foram ainda maiores em função da chuva que atingiu a região no período da noite. Mesmo assim, as atividades prosseguiram de modo bem diferente do que vemos no Brasil, sendo inclusive realizado o novo asfaltamento enquanto chovia.

Também chama a atenção a quantidade de profissionais e de máquinas pesadas (como guindastes e principalmente escavadeiras) trabalhando de modo intenso, para viabilizar a rapidíssima conclusão das tarefas.

Agora chega de relatar o que aconteceu porque é muito interessante observar as imagens mais do que espetaculares. Veja só tudo que aconteceu nesse vídeo, resumido em pouco mais de 3 minutos. Assista!

Deixe seu comentário: