A segurança das caminhonetes é um assunto que gera polêmicas há muitos anos. No passado, elas tiveram um histórico relativamente complicado em testes de colisão e estabilidade. Nos últimos tempos, com a adoção de novos itens de segurança ativa e passiva, elas passaram a novos patamares de segurança. A própria Ford F-150 conseguiu um excelente resultado num teste de colisão promovido pelo NHTSA, dos Estados Unidos, conforme noticiado aqui no AutoVídeos.
Mas agora chegou o momento da picape da Ford passar pelo crash test mais complicado e polêmico da atualidade, o temido “small overlap” do IIHS (Insurance Institute for Highway Safety). Esse teste apresenta um impacto de 25% da dianteira do veículo a 64km/h, com o objetivo de avaliar a situação em que ocorre uma colisão de “quina” ou quando há uma batida contra uma árvore ou poste, por exemplo.
Curiosamente, a Ford F-150 apresentou resultados mistos, dependendo da configuração. O modelo cabine dupla teve nota máxima, recebendo a importante classificação de Top Safety Pick (sendo tão segura quanto os melhores carros testados). No entanto, a caminhonete com cabine estendida teve um colapso da parte frontal da cabine, além da projeção da coluna de direção. Isso levou à picape ao resultado “marginal”, que é o mais baixo do instituto.
Agora mais importante do que palavras, é assistir às impressionantes imagens deste teste! Veja só a diferença brutal (em termos de absorção de impacto e dissipação de energia, inclusive na caçamba) quando comparamos a cabine dupla – no primeiro vídeo – com a cabine estendida, exposta no segundo vídeo abaixo.
Deixe seu comentário: