Bólidos cada vez mais rápidos e seguros, isso é o que podemos chamar de sonho dos amantes do automobilismo. Poder acelerar cada vez mais, mas ainda assim ter a certeza de estar em um carro com grande capacidade de absorção de impactos e capaz de preservar a vida dos pilotos em caso de acidentes. Com a descoberta da fibra de carbono, muito desse desejo já é realidade nas pistas mundo afora.
Criada a partir de moldes usando resina e carbono em medidas sempre calculadas com precisão, os cockpits e chassis de fibra de carbono são considerados um enorme avanço na história do automobilismo, principalmente quando se trata de protótipos e carros conhecidos como fórmula, tipos de carros cuja velocidade final e capacidade de fazer curvas são elevadas e há mais exposição do piloto.
O processo de fabricação e construção de alguns destes chassis e cockpits foi explicado pelos amigos do Automais em um vídeo rápido e didático, com detalhes dos fornos (claves) que podem ultrapassar os 100 mil graus de temperatura no momento da fusão dos elementos. Além disso, há toda uma equipe de engenharia para projetar as peças, testá-las e dar o acabamento final antes de montá-las nos carros de corrida.
No segundo vídeo, acompanhe como são feitas as rodas de fibra de carbono da Koenigsegg, com explicação do próprio Christian von Koenigsegg. Confira:
Deixe seu comentário: