Para entender a nossa realidade e compreender as tendências futuras, é sempre bem interessante acompanharmos a evolução dos veículos e de todos os componentes relacionados com o mundo automotivo. Isso é ainda mais importante quando pensamos no automobilismo, especialmente por conta das altas velocidades envolvidas. Por isso, vamos fazer uma rápida viagem no túnel do tempo para ver como os capacetes de corrida melhoraram ao longo do tempo.
Para ver toda essa história impressionante, em apenas 2 minutos, o vídeo a seguir é realmente uma obra-prima. Nesse belo trabalho do pessoal da Donut Media, é possível acompanhar a evolução dos capacetes de corrida desde 1908 até hoje.
Aliás, vale lembrar que historicamente cerca de 25% dos acidentes automobilísticos levaram à hospitalizações. Mas esse número é cada vez menor quando são levadas em conta as lesões na cabeça a tecnologia dos capacetes é a grande responsável por isso. Agora é claro que há situações extremas nas quais, infelizmente, eles não conseguem fazer milagres.
Como você poderá ver a seguir, inicialmente eles eram apenas de tecido e tinham a função de proteger somente das sujeiras e insetos. A partir do final dos anos 40, começaram a ter formato de concha pensando na questão dos impactos. Aliás, o primeiro capacete efetivo foi feito pela Bell em 1954.
Nos anos 60, começaram a ajudar na proteção contra incêndio. Na década de 70, eles passaram a ter um formato mais parecido com aquele que conhecemos atualmente, inclusive por conta da inclusão e desenvolvimento dos visores.
Agora chega de papo porque o vídeo é bem bacana e as imagens já são bem reveladores. Assista agora porque é uma viagem incrível no tempo.
Deixe seu comentário: