Como funciona o Intercooler em motores turbo (e porque ele melhora a performance)

Turbo pra cá, turbo pra lá, a maioria dos aficionados por carros só se lembra do “caracol da alegria” quando fala de carro preparado. Injustiça com o Intercooler, um importante componente de um bom motor turbo, principalmente se o foco for um equilíbrio de potência, durabilidade e consumo. Pesquise e você vai descobrir que diversos carros turbo de série reconhecidos em suas categorias possuem este importante dispositivo de resfriamento do ar que sai da turbina.

Para que serve o Intercooler?

O Intercooler existe para realizar uma permuta de calor e resfriar o ar (funcionamento semelhante ao de um radiador), mas atua entre a turbina e o coletor de admissão. A temperatura do ar depois de passar pela turbina se eleva demais e o Intercooler tem a função de resfriá-lo antes da admissão, o que permite mais segurança/confiabilidade, mais potência (ar mais frio e denso na queima) e mais economia de combustível.

Vantagens do Intercooler

As principais vantagens do Intercooler são o arrefecimento do ar quente comprimido que sai do turbo, aumentando a sua densidade e a redução das temperaturas e carga térmica do motor, o que muitas vezes resulta em chances de mais pressão no turbo e mais potência, mas com segurança. Confira uma explicação sobre o que é Intercooler, como ele funciona, seus tipos e aplicações com o pessoal do ótimo canal Reta do Box:

Abaixo você confere um vídeo mais longo e detalhado sobre os princípios de funcionamento do Intercooler, com detalhes claros sobre o fluxo de ar, a aplicação e os resultados. O vídeo está em inglês, mas você pode usar os controles do Youtube para ativar a legenda e fazer a tradução automática:

Deixe seu comentário: