A Volvo não está de brincadeira. Enquanto a Scania procura estar focada na sua nova geração de caminhões, a Volvo parte em busca do recorde mundial de velocidade de um caminhão. Para tanto, ela está preparando o “The Iron Knight” (O Cavaleiro de Ferro), um verdadeiro monstro que promete um desempenho avassalador.
Vamos diretamente aos números para que você possa sentir a sua brutalidade. Trata-se de um caminhão Volvo FH cujo motor DH13, de 13 litros, originariamente com 540 cv, passou a estonteantes 2.433 cv. Além disso, o torque também está na estratosfera com 611,8 mkgf.
Entre as mudanças mais importantes, destacam-se a adoção de 4 turbocompressores, reprogramações eletrônicas e intercooler refrigerado a água. A transmissão permaneceu a I-Shift com dupla embreagem. Adicionalmente, a cabine passou a contar com desenho mais aerodinâmico e o modelo recebeu uma série de novas entradas de ar.
Aliás, tirando a base do motor e o câmbio, praticamente todo o caminhão foi customizado, num esforço conjunto entre técnicos, designers e engenheiros. De acordo com palavras do CEO da marca, o senhor Claes Nilsson, a intenção é de que algumas ideias e soluções do The Iron Knight sejam aplicadas futuramente nos caminhões de produção.
Vale lembrar que a Volvo sempre tem feito excelentes e interessante vídeos para promover seus caminhões, como você tem visto aqui no AutoVídeos. Por exemplo, isso aconteceu no desafio do FH750 puxando 750 toneladas e do FMX sendo “pilotado” por uma garotinha de 4 anos.
Agora resta-nos aguardar para ver, de fato, como vai ser o seu resultado em busca do recorde mundial de velocidade. E já há data marcada: será no dia 24 de agosto deste ano (um dia após o lançamento da nova geração da concorrente Scania). Enquanto aguardamos, veja o primeiro vídeo divulgado pela Volvo Trucks mostrando um pouco do brutal Cavaleiro de Ferro:
Atenção para o UPDATE: A Volvo finalmente divulgou o vídeo mostrando a incrível performance do FH Iron Knight batendo o recorde mundial de velocidade. Ele conseguiu percorrer 0 a 1.000 m em apenas 21,29 segundos (com 169 km/h de média). No 0 a 500 metros, a marca atingida foi de 13,71 s e 131,29 km/h de média. A velocidade máxima obtida, com aceleração total, foi de 276 km/h. O recorde foi conseguido sob o comando do piloto Boije Ovebrink. Assista agora porque é surpreendente!
Deixe seu comentário: