Um Caminhão 16×16? Vídeos mostram essa máquina monstruosa (com projeto único)

Imagine um caminhão extremo, voltado tanto para o serviço militar quanto para trabalhos estupidamente pesados. Agora imagine esse mesmo caminhão com um impressionante sistema de tração 16×16. Pronto, por incrível que pareça, essa máquina existe de verdade e agora é o momento de conhecê-la, pois se trata do caminhão MAZ-79221.

Se você está pensando que isso somente ser um veículo das forças militares russas, você está certo. O caminhão MAZ-79221 foi desenvolvido entre os anos de 1996/97 e continua servindo à Rússia. Ele fabricado pela MAZ (Minsk Automobile Plant), instalada na capital Minsk, da Bielorrusia.

Esse verdadeiro monstro pode transportar 80 toneladas de carga e seu peso total é de 120 toneladas. Com sua configuração tradicional e militar, o caminhão MAZ-79221 pode servir base como lançador móvel de mísseis balísticos intercontinentais, como o RT-2PM2, que faz parte do complexo de mísseis estratégicos conhecidos como “Topol-M” (que são armas nucleares).

No entanto, o MAZ-79221 é também um caminhão versátil, podendo ser usado como chassi especial para instalação de equipamentos para perfuração de poços de petróleo e gás, como em áreas mapeadas pelos caminhões de estudos sísmicos, conhecidos como Vibroseis (já apresentados aqui no AutoVídeos). Além disso, o caminhão 16×16 pode servir como base para guindastes pesados.

Esse gigante possui um motor diesel YaMZ-847, com cerca de 811cv. O seu chassi conta com oito eixos e dezesseis rodas, sendo que os três primeiros e os três últimos eixos oferecem a capacidade de esterçamento.

PS: Lembre-se de se inscrever no canal do AutoVideos no Youtube, e também siga-nos no Instagram (@autovideos_oficial) para ficar por dentro das novidades.

Caminhão 16x16

Considerando que se trata predominantemente de um veículo militar, nós admiramos suas capacidades técnicas, principalmente pelo extraordinário sistema 16×16. No entanto, esperamos que ele nunca seja usado efetivamente em algum conflito.

Veja os vídeos abaixo e surpreenda-se com esse projeto fantástico e brutal!

Deixe seu comentário: