Brasileiros mostram, em vídeo, a absurda (e brutal) diferença entre o IPVA no Brasil e nos EUA!

Ao longo das últimas décadas, a carga tributária tem crescido em ritmo acelerado no Brasil e os impostos relacionados aos carros exercem um papel significativo na arrecadação do governo, em âmbito federal, estadual e municipal. Nos momentos de crise a aperto nos orçamentos familiares, o peso dos custos relacionados aos carros é cada vez maior, como já foi analisado nesta entrevista que já publicamos com um especialista em carros e finanças pessoais. Entre tantos gastos, como todo mundo sente no começo do ano, os referentes aos pagamentos do IPVA são um dos mais significativos. Como o Imposto sobre Propriedade de Veículos Automotores é estadual, as alíquotas são variáveis, podendo ser de 2 a 4% do valor do carro.

Agora será que esses valores do IPVA não são excessivos? Essa reflexão precisa levar em conta, principalmente, a falta de retorno na conservação das estradas, que estão em condições extremamente precárias, como a BR-319 que também já noticiamos.

Para termos uma visão em perspectiva, vala a pena assistir aos dois vídeos a seguir que traçam comparativos absolutamente impressionantes quanto às realidades existentes no Brasil e nos Estados Unidos. As duas análises foram produzidas por brasileiros que estão morando nos EUA e revelam uma colossal disparidade.

No primeiro vídeo, que tem feito imenso sucesso nas redes sociais, o brasileiro Luíz Carlos Miranda visita uma revenda e mostra que o imposto americano equivalente ao IPVA teria um custo de aproximadamente $ 170 (apenas cento e setenta dólares) anuais. Sem dúvida, um preço bem menor do que o pago por simples carros populares brasileiros, como Palio, Onix, Gol e HB20.

No segundo, há uma comparação mais detalhada e aprofundada envolvendo alguns carros novos e carros usados. Esse vídeo foi feito há algum tempo, mas permanece bastante atual para você entender os motivos e diferenças, sendo que o principal fator é o aspecto de que, nos Estados Unidos, o imposto varia de acordo com o peso do carro, e não com base no seu valor patrimonial. Veja só e entenda porque estamos vivendo um quadro absolutamente revoltante no Brasil.

PS: Como os gastos com os carros não param de crescer, a dica é realizar um bom controle financeiro o seu veículo. Veja este artigo (clique para acessar) que oferece uma planilha completa e gratuita para você cuidar do seu carro e do seu bolso. Clique aqui para baixar imediatamente a sua também.

Deixe seu comentário: