BIG BRUTUS: Vídeo mostra a maior Escavadeira Elétrica do mundo (que “consumiu” R$ 526 mil num mês)

Sempre é importante lembrar que as máquinas pesadas têm um papel absolutamente essencial no mundo moderno. Agora é o momento de vermos de perto (e trabalhando) a maior escavadeira elétrica do mundo, conhecida pelo apelido bem apropriado de “Big Brutus”.

Embora não seja a maior de todos os tempos, é a maior que continua íntegra no planeta. Essa escavadeira elétrica brutal pesa 5.500 toneladas (isso mesmo, 5.500 toneladas) e sua concha tem a capacidade de 150 toneladas.

A Big Brutus tecnicamente é o modelo 1850B da Bucyrus Erie e possui 48 metros de altura. Ela foi montada nos Estados Unidos, no ano de 1962, por uma equipe de 52 homens durante 11 meses.

A escavadeira 1850 B foi projetada para ter vida útil de 25 anos, porém trabalhou apenas durante 10. Não porque teve problemas técnicos, mas sim por questões financeiras e de mercado, especialmente envolvendo o preço do carvão com baixo teor de enxofre em Wyoming e Montana.

Para você ter uma ideia, os seus motores elétricos tinham uma potência total equivalente a 15 mil cavalos. Para alimentar tudo isso, no último mês de operação em 1974, a escavadeira elétrica consumiu o equivalente a 137 mil dólares em energia elétrica (valor atualizado pela inflação, que é aproximadamente R$ 526 mil em conversão direta).

Veja agora abaixo vídeos recentes da Big Brutus e também dela operando no passado. Você já tinha imaginado que existia uma máquina como essa?

PS: Lembre-se de se inscrever no canal do AutoVideos no Youtube, e também siga-nos no Instagram (@autovideos_oficial) para ficar por dentro das novidades.

 

 

Deixe seu comentário: