Trafegar nas ruas e estradas do Brasil é sempre um desafio imenso, considerando a precariedade do estado de conservação das vias. Todos nós conhecemos bem essa realidade. Mas agora é o momento de conhecermos um componente bastante especial que pode fazer uma diferença imensa para o sistema de suspensão dos carros. Trata-se do subchassi e você vai entender as suas vantagens a seguir.
Antes de tudo é importante esclarecer que o subchassi é um elemento intermediário entre a estrutura da suspensão e o monobloco do veículo. Dessa forma, as peças da suspensão são fixadas nele e não no monobloco. Normalmente, é instalado na parte dianteira, porém começam a surgir mais carros com essa opção também no eixo traseiro, como é o caso do novo Honda Civic.
Na prática, as suas principais vantagens são a melhoria da absorção de impactos, vibrações e irregularidades, gerando mais conforto de rodagem. Além disso, a existência do subchassi permite que a fabricante possa enrijecer determinados componentes, o que resulta em melhoria na estabilidade.
Adicionalmente, nos casos de acidentes envolvendo a suspensão, os reparos poderão eventualmente ser realizados sem alterações no monobloco. Com isso, fica facilitada a reparabilidade.
Veja agora uma explicação bem didática e ilustrada, do ADG do consagrado Canal High Torque, mostrando em detalhes o que é um subchassi. O vídeo é um pouco antigo, mas seu conteúdo permanece bastante atual.
PS: Lembre-se de também se inscrever no canal do AutoVídeos no Youtube para ficar por dentro das novidades.
Deixe seu comentário: