Amortecedor: cuidados e como saber quando é a hora de trocá-lo

Você sabe qual a condição atual dos amortecedores do seu carro? Existe alguma recomendação oficial dos fabricantes em relação à quilometragem ideal para troca deste item tão importante para a segurança e conforto do carro? Como saber se está na hora de trocar o amortecedor? Que sinais devemos observar durante a condução para identificar algum potencial problema na suspensão? Aliás, sobre isso, vale conferir esta outra matéria aqui (clique).

O amortecedor é um item importante para manter a originalidade do veículo e, assim, suas características de rodagem, equilíbrio dinâmico e segurança. Infelizmente, é muito comum notar nas ruas e estradas carros rodando sem as condições mínimas de cuidado com este item: traseiras que “quicam” sem parar, carros que inclinam perigosamente em curvas e até mesmo rodas pulando sem causa aparente são cenas comuns por aí.

Há uma recomendação explícita para avaliação a cada revisão e troca com 40 a 50 mil quilômetros, mas que pode não ser realizada se a condução e o estado de conservação forem favoráveis – nós mesmos já vimos carros com amortecedores originais passando facilmente dos 100 mil quilômetros rodados. A questão levantada nos vídeos de hoje, do Jornal do Carro e Componentes Nakata, é justamente entender os detalhes que envolvem a troca do amortecedor. Confira:

Deixe seu comentário: