Top 10: As cópias chinesas (mais atrevidas) de carros famosos

Existem marcas de carros com mais de 100 anos de história, como a Mercedes-Benz e a Ford, por exemplo. Há diversas outras marcas com décadas e décadas fabricando veículos notáveis, desenvolvendo tecnologias e participando em competições de ponta no automobilismo. Por outro lado, há países com uma indústria automotiva bastante recente, sem tradição. Esse é o caso da China e a existência de tantos projetos locais copiados de marcas famosas evidencia essa situação.

Nesse sentido, os vídeos e as imagens logo abaixo procuram trazer uma seleção com casos emblemáticos de clones sobre rodas. Há veículos de todos os segmentos envolvidos, como hatches, sedans, jipes, picapes, SUVs e até carros esportivos. sendo que em alguns casos o atrevimento é bem maior e chega a ser impressionante. Aliás, não é à toa que algumas fabricantes já começaram a processar marcas chinesas, como foi o caso da Jaguar Land-Rover.

Provavelmente, o caso mais ostensivo envolve justamente a marca britânica, que teve o seu cobiçado modelos Range Rover Evoque copiado com a fabricação do Landwind X7. Nesse episódio, a clonagem foi praticamente integral.

Em outras situações, há também cópias de determinadas partes, com frente, traseira ou lateral. A picape Jiangling T7, por exemplo, tem uma frente praticamente idêntica à Volkswagen Amarok.

Cópias Chinesas de Carros

Nem os modelos de luxo ou esportivos escapam dessa voracidade das companhias chinesas. Nesses segmentos, podemos lembrar do NATS GTK (uma imitação pra lá de grosseira do mito Nissan GT-R) e o Geely GE (carro-conceito nitidamente inspirado no design do Rolls-Royce Phanton). Aqui no Brasil, nós inclusive tivemos à venda o Lifan 320, com seu desenho absolutamente baseado no MINI Cooper.

Vamos agora aos vídeo ilustrativos que trazem listas de atrevidas cópias chinesas de famosos automóveis de marcas tradicionais. O que você acha disso tudo? Você compraria um carro chinês com design clonado de outro modelo? Qual foi a cópia mais bizarra na sua opinião?

Deixe seu comentário: