Combine potência, leveza, chassi equilibrado, suspensão preparada, rodas e pneus especiais, tração integral em um carro compacto e você tem a receita perfeita para muita emoção ao volante. A receita, muito comum nos chamados hot hatches mundo afora, ganha uma nova (e rápida) briga: Ford Focus RS (2016) e Volkswagen Golf R (2016), dois dos esportivos compactos com tração integral mais ferozes da atualidade, medem forças e apresentam-se aos fãs.
O Focus RS usa um motor 4 cilindros turbo, de 2.300 cilindradas (família Ecoboost e emprestado do irmão maior Mustang) e 350 cavalos. A rotação máxima beira os 7000 RPM e a aceleração 0-100 km/h acontece em menos de 4,7s. O câmbio manual aliado à tração integral transformam o Focus RS no carro ideal para quem gosta de acelerar também na curvas, mas com o controle absoluto do carro e aquele preciosismo dos carros esportivos que exigem a pisada na embreagem.
O Golf R usa o motor 2.0 turbo consagrado do grupo VW/Audi, desenvolvendo 296 cavalos, número inferior ao do Focus RS. Inferior, é fato, mas compensado pelo seu menor peso e uso do também elogiado e preciso-pelo menos na Europa- câmbio DSG (dupla embreagem). O conjunto aliado à tração integral faz a aceleração do Golf R no 0-100 km/h bater em 4,9s, praticamente a mesma marca do Focus RS. Pois é, avisamos que a briga é boa e as especificações técnicas não deixam dúvida sobre isso. Curta as máquinas aqui com a gente:
Deixe seu comentário: