Ford Focus 2019: Nova geração chega super tecnológica e surpreendente (aposentando Powershift)

A Ford finalmente revelou o Focus 2019 ao mundo. O modelo, que está completando 20 anos, chega em sua quarta geração mais tecnológico, com visual renovado e sofisticado. O modelo foi apresentado nas configurações hatch, sedan e perua.

A má notícia é que não houve confirmação relacionada à produção do modelo na Argentina e a montadora tem desconversado sobre a possível venda do novo Focus no Brasil, o que sugere que o modelo não estará disponível por aqui. Por enquanto, portanto, ponto negativo para a Ford!

Focus 2019 ganha nova plataforma C2

Uma novidade é que esta geração do Focus é a primeira a ser construída sobre a plataforma C2, tendo havido aumento do uso de aço de ultra resistência de 11% para 33%, e 2% em alumínio, o que deve garantir 20% a mais de rigidez torcional no carro, também com melhorias na aerodinâmica.

Além disso, houve melhor aproveitamento do espaço, ainda que o modelo tenha crescido somente 1 cm no comprimento (para 4,37m). O entre-eixos aumentou 6 cm, para 2,70m. Interessante, não?

Visual do Focus foi renovado

Com relação ao visual, como já dissemos, houve total renovação do modelo, que ficou mais musculoso, lembrando a estrutura corporal de um turbarão-baleia. A frente ficou mais comprida e o modelo ganhou linhas mais arredondadas. A traseira também mudou, é alta e conta com grandes lanternas, e na carroceria há mais vincos, dando um aspecto musculoso ao Focus.

Os para-choques, por sua vez, foram redesenhados e a grade também passou por mudanças. Vale destacar que os para-choques na versão hatch ficaram bem mais bonitos quando comparados com o sedan.

Ford Focus 2019 ( Foto: Divulgação)

Ford Focus 2019 ( Foto: Divulgação)

Motorização do Ford Focus: diferentes opções

Com relação à motorização, o Focus 2019 oferece algumas opções de acordo com a versão escolhida. De acordo com o motor, o câmbio poderá ser manual de seis marchas ou automático de oito marchas. O câmbio Powershift foi aposentado, o que é uma excelente notícia! Confira as opções de motores que o novo Focus 2019 terá:

– A primeira é o 1.0 Ecoboost de três cilindros, que é oferecido com 85cv, 100cv e 125cv.

– Há também o 1.5 Ecoboost, que fica entre 150cv e 182cv.

– Há duas opções de motores à diesel: o 1.5 EcoBlue, de 95cv e 120cv, e o 2.0 EcoBlue, de 150cv.

Segurança e tecnologia

A nova geração do Focus também ganha em segurança, contando com sistemas semi-autônomos de direção e outros itens. Entre eles, o Ford Co-Pilot 360, que é um conjunto que abrange detector de pedestres e ciclistas, frenagem automática de emergência, sensores e câmeras, Active Park Assist, controlador de velocidade automático e frenagem (ACC), leitor de placas e assistente de permanência em faixa.

Outros itens que aparecem no modelo são o FordPass Connect, aplicativo para smartphone que controla funções como localizar, trancar e abrir o carro; central multimídia com tela de oito polegadas e integração com Android Auto e Apple CarPlay.

Interior do Focus 2019

Interior do Focus 2019 (Foto: Divulgação)

Versões do novo Focus 2019

Como já dissemos, o novo Focus 2019 chega em diferentes estilos. Além das carrocerias hatch e perua, que serão vendidas na Europa e já foram apresentadas, haverá também uma opção sedã (que você pode ver no terceiro vídeo abaixo) a ser oferecida em alguns países europeus somente.

Para os mais esportivos, a versão Active ganhou rodas exclusivas, tetos e retrovisores pintados em preto e suspensão elevada, entre outros pontos. Já a versão Vignale deve agradar quem gosta de luxo, pois há detalhes como os cromados na carroceria, a grade frontal exclusiva e o interior revestido de couro que conferem aspecto mais sofisticado ao carro.

Quer saber mais? Confira os vídeos a logo abaixo e continue acompanhando o AutoVídeos!

PS: Lembre-se de se inscrever no canal do AutoVideos no Youtube, e também siga-nos no Instagram (@autovideos_oficial) para ficar por dentro das novidades.

https://www.youtube.com/watch?v=v-K35fKkeMU

Deixe seu comentário: