Lançamento: Veja agora os primeiros vídeos e detalhes do Volkswagen Virtus (novo Polo Sedan)

Depois da polêmica com as imagens “vazadas” da fábrica, a Volkswagen finalmente decidiu encerrar o mistério e mostrar, em um lançamento mundial, seu novo sedan, o Virtus. Nome pomposo e cheio de personalidade ele tem, resta saber se o conjunto da obra, seu preço final e suas características convencerão os fãs de Honda City e Hyundai HB20S a mudarem de casa.

VW Virtus

Divulgação

Derivado do Polo, mas com visual mais refinado e alongado, o Virtus se destaca pelo espaço interno. O modelo, que deve estar disponível no Brasil a partir de janeiro de 2018, foi desenvolvido sobre a plataforma modular MQB e compartilha com o Polo muitos dos seus componentes principais, bem como o conjunto mecânico e a linguagem visual.

Quem olha de frente, vai notar a semelhança entre os dois modelos, afinal, Virtus e Polo possuem o mesmo conjunto de faróis, grade e capô arredondado com vincos. A diferença está na traseira, já que as lanternas têm desenho mais estreito nos extremos superiores e o terceiro volume é integrado à carroceria.

Ao olhar com atenção aos detalhes você perceberá que o para-choque, por sua vez, tem uma moldura na parte inferior que percorre a traseira do carro e confere um ar de maior elegância ao modelo – tudo para conferir ao Virtus (e seu proprietário) a sensação de estar em um modelo mais luxuoso e de maior porte e status.

VW Virtus

Divulgação

No tamanho é onde se vê a maior diferença: apesar do Virtus ter os mesmos 1,75 metros do Polo na largura, no comprimento ele é 42,5 cm maior. São 4,48 metros de comprimento e 2,65 metros de entre-eixos; isto significa um espaço interno de 8,6 cm a mais, razão por que as portas traseiras também cresceram no tamanho e possuem uma divisão no vidro lateral.

Além disso, o carro oferece um excelente porta-malas com capacidade de 521 litros, que empata com o Fiat Grand Siena, mas ultrapassa o tamanho existente em modelos como o Voyage (480 litros), o Jetta (510 litros) e até mesmo Passat (506 litros). Deve agradar em cheio quem gosta (e precisa) de espaço.

VW Virtus - Interior

Divulgação

Motorização – Com relação à motorização, o Virtus vai ter apenas duas versões, já que não haverá alternativa com motor 1.0 aspirado. Será oferecida uma versão com motor 1.0 TSI (128 cv e 20.4kgfm) e transmissão automática de seis velocidades; e outra com motor 1.6 MSI (117cv e 16,5kgfm), com câmbio manual de 5 marchas. A velocidade máxima deve ser de 194 km/h, e o carro vai de zero a 100 km/h em 9,9 segundos.

Quanto à segurança, a Volkswagen afirma que o Virtus será um dos modelos mais seguros do segmento; primeiramente por conta de sua plataforma MQB, que é feita com aço de alta resistência, e também por conta de seus itens de segurança, como quatro airbags de série.

Versões e equipamentos – O Virtus será vendido em três versões, as mesmas do Polo aliás: MSI 1.6, Comfortline 1.0 TSI e Highline 1.0 TSI. Alguns itens serão exclusivos de acordo com a versão. É o caso do controle eletrônico de estabilidade, que só será um item de série para as versões com motor 1.0 TSI.

VW Virtus - Painel

Divulgação

Será vendido à parte (inclusive para a versão Highline) o painel de instrumentos digital Active Info Display e a central multimídia Discover Media de 8 polegadas com tela sensível ao toque, sensor de aproximação e App-Connect. Fora isso, há outros recursos que podem ser combinados como opcionais, tais como controle eletrônico de tração, assistente de partida em rampa e monitoramento de pressão dos pneus.

A Volkswagen ainda não divulgou os preços do Virtus, mas acredita-se que fique entre R$ 65 mil e R$ 80 mil, concorrendo diretamente com modelos como o Hyunday HB20S, Chevrolet Cobalt e o Honda City, além de outros lançamentos esperados para 2018, como o Toyota Yaris. Ficou curioso? Confira mais sobre o Virtus nos vídeos a seguir.

PS: Lembre-se de se inscrever no canal do AutoVideos no Youtube, e também siga-nos no Instagram (@autovideos_oficial) para ficar por dentro das novidades.

Deixe seu comentário: