A aerodinâmica é um dos ingredientes mais importantes de um supercarro e, principalmente, de um carro de corrida. Neste sentido, o uso de spoilers ou asas traseiras eficientes é primordial para a conquista de bons resultados, associados sempre com a segurança, performance, dirigibilidade e, claro, beleza e elegância.
Alguns esclarecimentos importantes e simples, porém, precisam ser feitos. Nós temos o costume de usar a palavra aerofólio para identificar uma asa traseira ou spoiler, o que está parcialmente correto. Aerofólio, na verdade, é a representação em visão de corte de uma asa. Portanto, em termos técnicos só existem as asas traseiras e os spoilers, que também são diferentes entre si.
Os spoilers são simplesmente barreiras para o ar, ou seja, sua presença altera o fluxo de ar que passa sobre o carro de forma que o carro se desloque com mais facilidade (o ar precisará passar de forma mais fácil e, por isso, passará longe da barreira. A função do spoiler é melhorar a eficiência energética e entregar mais velocidade final aos carros mais esportivos, não downforce, embora ele exista em alguma medida.
A asa traseira, por outro lado, tem função específica de aumentar o arrasto aerodinâmico de forma a “colar” a traseira do carro no chão, melhorando a estabilidade, dirigibilidade e tração principalmente em altas velocidades. Um carro de turismo com uma enorme asa traseira não é tão mais rápido na reta que seus pares civis, mas nas curvas a diferença é brutal por conta do downforce proporcionado pelas asas.
Então, enquanto os spoilers diminuem o arrasto para permitir um fluxo de ar mais suave na traseira e mais velocidade, as asas traseiras (que tem formato invertido em relação às asas de um avião) dirigem o fluxo de ar de forma que passem mais rápido por baixo delas, o que exerce uma pressão sobre a asa e sobre a traseira do carro, gerando muito downforce.
A Porsche nos brindou com um vídeo fantástico em que mostra os 5 spoilers e asas traseiras mais insanas de sua história, em escolha feita pela própria montadora. O legal é ver o vídeo com o fluxo de ar, o que vai ilustrar bem o que explicamos acima.
PS: Lembre-se de se inscrever no canal do AutoVideos no Youtube, e também siga-nos no Instagram (@autovideos_oficial) para ficar por dentro das novidades.
https://www.youtube.com/watch?v=wjUaQASt_hc
Deixe seu comentário: