Lendas do Passado (1994): Alfa Romeo 155 V6 Ti DTM acelera ao lado do Mercedes C-Class DTM

Se, assim como eu, você for um amante de automobilismo “raiz”, a sigla DTM certamente significa algo e faz você se lembrar de algumas corridas com um largo sorriso no rosto. Especialmente se estivermos falando do início da década de 90, momento em que os belíssimos Alfa Romeo 155 V6 DTM invadiram o campeonato “alemão” e botaram pra quebrar.

DTM, aliás, que significa Deutsche Tourenwagen Meisterschaft, ou Campeonato Alemão de (carros de) Turismo. A saudosa época em que essas lendas aceleravam forte traz à tona pistas perigosas e que continham um contingente maciço de alemães, pilotos e marcas. Estou falando de circuitos como Nürburgring Nordschleife e Hockenheim, por exemplo. E no meio de tantos alemães, o italianíssimo Alfa Romeo 155 V6 DTM colocava seu projeto à prova.

Uma lembrança marcante das corridas daquele período: muitos carros DTM tinham os escapamentos com saídas viradas para cima, uma maneira inventiva de fazer com o que o carro atendesse uma norma de ruído imposta pela FIA (98 decibéis para carros Supertouring) ao mesmo tempo em que colaborava com o downforce (o ar quente soprado para cima forçava o ar frio para baixo, “facilitando” o trabalho da enorme asa traseira).

Um motor V6 capaz de tanto barulho assim? Sim, basta lembrar que o motor do Alfa Romeo 155 V6 DTM certamente ultrapassava os 500 cavalos e atingia quase 12 mil rotações por minuto. Só o bloco era o mesmo dos carros de produção, obviamente. Os amortecedores com ajustes eletrônicos ativos e inteligentes foram outro ponto importante para a expressiva campanha Alfa no período (Nicola Larini e Alessandro Nanini venceram 14 etapas da temporada de 1993).

Sua companhia nas pistas incluía diversos carros alemães, com destaque para o Mercedes C-Class DTM, que ostentava lindas pinturas e um desempenho também digno de destaque. Alguns confrontos foram bem marcantes e, depois de quase 25 anos, um reencontro destas lendas do passado no incrível circuito de Monza, na Itália, permitiu que todas essas lembranças viessem à tona.

Alfa Romeo 155 V6 DTM e Mercedes C-Class DTM agora filmados com qualidade de som e áudio compatíveis com suas características. Particularmente, considero o Alfa um dos carros de competição mais incríveis já construídos, enquanto acho o Classe C um dos sedãs de maior apelo e equilíbrio entre conforto, performance e design. Assista agora ao dia na pista com estes dois ícones do esporte a motor!

PS: Lembre-se de se inscrever no canal do AutoVideos no Youtube, e também siga-nos no Instagram (@autovideos_oficial) para ficar por dentro das novidades.

Deixe seu comentário: