Você conhece e sabe para quê serve esse (estranho) Trator? Veja como funciona um Moto Scraper

O universo das máquinas pesadas é realmente gigantesco, sendo composto por veículos dos mais variados tipos e com diferentes finalidades. Agora chegou o momento de conhecermos um tipo de trator bastante diferenciado, cuja denominação é Moto Scraper (também chamado de Scraper Automotriz ou Escrêiper). Numa tradução rápida, esse nome significa “raspador” e ele pode ser definido como um equipamento escavo-transportador.

Basicamente, a sua função principal é de atuar na terraplanagem, sendo uma máquina que realiza o nivelamento dos terrenos e, simultaneamente, a retirada do material do local. Ele possui grande capacidade de operação e transporte, realizando trabalhos de nivelação de fraca espessura, mas de forma contínua.

Como você poderá ver nos vídeos a seguir, trata-se de um trator articulado. Na parte dianteira, fica a unidade propulsora e na traseira, a caçamba. Aliás, a caçamba possui lâminas (podendo chegar a três) na parte inferior para efetuar a raspagem ou “corte” da terra, que em seguida é recolhida nesse próprio compartimento.

A parede frontal da caçamba recebe o nome de “avental”, sendo uma peça móvel para carga e descarga. A parede traseira é conhecida como “ejetor” e se movimenta para frente e para trás para mover a carga. Curiosamente, devido à sua grande capacidade, também é comum que haja o trabalho combinado com um trator de esteira empurrando a parte traseira.

Considerando o que foi comentado acima, o Moto Scraper se diferencia de tratores de esteira e motoniveladora pelo fato de ir além da atividade de simplesmente espalhar a terra, conseguindo recolhê-la e transportá-la também.

Atualmente, as seguintes marcas produzem esse tipo de trator: Terex, Allis-Chalmers, LeTourneau, Caterpillar e John Deere.

Para entender isso tudo na prática é interessante ver o Moto Scraper em ação nos vídeos a seguir. O primeiro mostra uma situação de risco em que uma máquina dessa se envolveu. O segundo traz um modelo trabalhando e o terceiro apresenta um vídeo pessoal ao lado de um dos equipamentos da Caterpillar.

Deixe seu comentário: