Tração dianteira, traseira ou integral, qual é a melhor? Se você tivesse que responder rápido, qual seria sua resposta? Tração integral, certo? Ok, mas por quê? O que exatamente a tração oferece e como ela faz o carro se comportar diante de situações de perigo ou que exijam destreza e manobras mais complicadas? Hoje compartilho um vídeo muito bacana que mostra o uso de três carros, um com tração dianteira, outro traseira e outro com tração integral, em diferentes situações, principalmente em pista molhada.
A popularidade dos carros com tração dianteira se dá pelo custo/benefício do projeto e facilidade de construção e manutenção. Assim, carros populares e mais acessíveis costumam usar a tração dianteira no mundo todo. Carros com tração traseira estão associados com a esportividade, uma condução mais agressiva e um jeito de dirigir que remete aos carros de corrida, portanto aparecem mais em carros sofisticados e muito potentes.
A tração integral, por sua vez, é a opção inteligente e que alia robustez, confiabilidade e uma condução mais segura. O uso da tração integral se popularizou no meio off-road e nos rallies. Seu custo é mais elevado e esta opção geralmente aparece em carros de luxo e versões especiais de carros de marcas mais sofisticadas e únicas, como Subaru e Audi, por exemplo. Entender as diferenças entre os tipos de tração e como elas se comportam é bem bacana, confira:
Deixe seu comentário: