Você sabe o que é o Sistema Isofix? E como instalar? Descubra porque ele está se tornando obrigatório no Brasil

Você conhece o sistema ISOFIX? Sabe para que ele serve? Trata-se de um sistema de retenção das “cadeirinhas” de criança utilizado nos carros. Esse mecanismo prende diretamente a cadeira ao chassi do veículo.

O objetivo principal desse sistema é evitar erros na instalação das cadeirinhas em que muitos pais/mecânicos fazem ao não ler os manuais e as instalam de qualquer jeito.

O sistema ISOFIX funciona baseado em dois pontos de ancoragem na parte inferior das costas do banco traseiro ou em alguns carros no banco do passageiro também. Às vezes, eles ficam escondidos, porém no manual do seu carro existem explicações a respeito e também há, nos bancos, uma espécie de selo mostrando se há ou não o sistema de fixação.

Para prender a cadeira ao Isofix, basta colocar a cadeira no banco pressionar os clipes da cadeira nas travas que estão no chassi do carro. Na maioria dos automóveis, é emitido um sinal, saindo de vermelho para verde mostrando que o assento está bem instalado.

Há também um outro tipo de fixação em alguns modelos chamados top-tether, em que há um terceiro ponto de fixação que fica nas costas do banco, oferecendo assim mais segurança para a criança e para os pais.

Como no Brasil temos várias marcas e modelos de cadeirinha e carros, é bom verificar se ambos são compatíveis.

A partir de agora no ano de 2018, a resolução 518 do Contran obriga todo novo projeto de carro a ter pontos de ancoragem para cadeirinhas infantis. Dois anos depois, a regra passará a valer para todos os modelos.

Vale lembrar, finalmente, que desde 2008, existe uma lei que estabelece que bebês e crianças só podem ser transportados em assentos infantis indicados segundo a idade e peso. Assista agora a alguns vídeos bem explicativos para você conhecer melhor o sistema.

PS: Lembre-se de se inscrever no canal do AutoVideos no Youtube, e também siga-nos no Instagram (@autovideos_oficial) para ficar por dentro das novidades.

Deixe seu comentário: